UFPR entre as melhores do mundo segundo o Center for World University Ranking

Da Superintendência de Comunicação Social

A Universidade Federal do Paraná é uma das 20 instituições de ensino superior brasileiras incluídas entre as melhores do mundo pelo Center for World University Ranking (CWUR), organização de pesquisa e consultoria educacional que elabora o ranking anual desde 2012. Situada em décimo lugar entre as brasileiras, a UFPR é a única universidade do Paraná incluída no ranking.

No ranking geral, formado por mil universidades do mundo todo, a UFPR subiu 229 posições em relação a 2017, passando da 938ª para a 709ª posição. A universidade é a 436ª em resultados de pesquisa e a 657ª em qualidade de publicações.

Para elaborar o ranking o CWUR leva em conta dados relacionados a qualidade do ensino, empregabilidade dos ex-alunos, relevância, impacto e influência das pesquisas desenvolvidas na instituição.

Sete indicadores são empregados para avaliar e classificar as universidades:

– Qualidade do ensino, que considera o número de ex-estudantes que ganharam prêmios internacionais.

– Empregabilidade do ex-estudante, medido pelo número de ex-alunos da instituição que se formaram e ocupam a posição de CEOs nas maiores empresas do mundo.

– Qualidade do corpo discente, avaliada pelo número de professores que ganharam prêmios internacionais.

– Resultado de pesquisa, mensurado pelo número de trabalhos de pesquisa.

– Publicações de qualidade, medidas pelo número de trabalhos de pesquisa aprovados em periódicos altamente influentes.

– Influência: medida pelo número de pesquisas que aparecem em veículos de grande influência.

– Citações: avaliada pelo número de vezes que as pesquisas da universidades são citadas como base para outros trabalhos acadêmicos.

No ranking mundial, das 1000 universidades, a UFPR é a 436ª em resultados de pesquisa e a 657ª em qualidade de publicação, ocupando a 709ª posição geral. No ano de 2017 a instituição estava na 938º posição.

Curso de Administração entre os 10 melhores do país

A UFPR também está bem posicionada em outras listas que buscam classificar a qualidade das universidades, como o Ranking Universitário da Folha, que coloca a Federal paranaense como a melhor instituição do ensino superior do estado e a 8ª do País, ocupando o 4º lugar nacional quando o assunto é “inovação”, com um aproveitamento de 97,75%.

Ainda segundo o Ranking Universitário da Folha – 2017, dos 37 cursos de graduação avaliados pela pesquisa, 17 estão entre os 10 melhores do país : Administração de Empresas (8º), Arquitetura e Urbanismo (6º), Biologia (8º), Ciências Contábeis (5º), Design e Artes Visuais (10º), Direito (7º), Economia (7º), Educação Física (8º), Engenharia Ambiental (6º), Engenharia Civil (6º), Engenharia de Produção (7º), Engenharia Elétrica (10º), Engenharia Mecânica (10º), Engenharia Química (6º), Farmácia (7º), Nutrição (10º) e Química (8º). Todos os 20 outros cursos estão entre os 20 melhores do País.

Outro ranking que atesta a qualidade dos cursos ofertados pela UFPR é o do Guia do Estudante da Editora Abril – 2017, que classificou 15 cursos da instituição com cinco estrelas, 37 cursos com quatro estrelas e 14 cursos três estrelas. Ao todo foram avaliados 66 cursos da instituição.

Data de publicação: 8 de junho de 2018