Estágio

Estágio OBRIGATÓRIO – ATENÇÃO ALUNOS NOVAS ORIENTAÇÕES 
Prezados Alunos, 
Tomando como base a  RESOLUÇÃO Nº 44/2020-CEPE/UFPR aprovada em 30 de Abril, que regulamenta, em caráter excepcional, as atividades de estágio obrigatório e estágio não obrigatório durante a suspensão do calendário acadêmico do primeiro semestre letivo de 2020, a COE preparou um formulário para cada aluno dar a anuência ou não do seu interesse em continuar a atividade de estágio e ser orientado nesse período especial. Todos os alunos matriculados em estágio precisam preencher o formulário abaixo até o dia 22/05/2020.

Link Formulário: https://forms.gle/igRpn3qpcrGQwkFE6

Lembramos que o estágio obrigatório é uma disciplina e que as exigências do estágio obrigatório serão as mesmas já definidas no edital do início do semestre. Estas exigências não mudarão, e cada aluno continuará com o mesmo professor orientador. Assim, o aluno deverá optar entre:

i) Solicitar o TRANCAMENTO da disciplina de estágio obrigatório neste semestre.

ii) Realizar o estágio obrigatório e aceitar ser orientado A DISTÂNCIA DURANTE O PERÍODO ESPECIAL (entre 01/06 e 28/08) conforme novo calendário de orientação constante no e-mail.

iii) Realizar o estágio obrigatório e ser orientado PRESENCIALMENTE APENAS QUANDO RETORNAR O CALENDÁRIO OFICIAL da UFPR com atividades presenciais (sem previsão no momento).

O calendário a ser seguido nas orientações do período especial será o seguinte:

Atividade

Prazo

Observação

Primeira Orientação

01 a 15 de junho

Aluno entra em contato com seu orientador via e-mail solicitando o agendamento da orientação e esta ocorre na plataforma definida pelo professor.

Entrega do Projeto

05 a 22 de junho

Entrega do projeto via sala do Edmodo ou pela forma definida pelo orientador

Segunda Orientação

06 a 17 de julho

Aluno entra em contato com seu orientador via e-mail solicitando o agendamento da orientação e esta ocorre na plataforma definida pelo professor

Terceira Orientação

03 a 14 de agosto

Aluno entra em contato com seu orientador via e-mail solicitando o agendamento da orientação e esta ocorre na plataforma definida pelo professor

Entrega relatório final

17 a 28 de agosto

Entrega do Relatório Final via sala do Edmodo ou pela forma definida pelo orientador

OBSERVAÇÃO: Encontros adicionais e relatórios intermediários de acompanhamento podem ser demandados pelo professor(a) orientador(a) entre 01 de junho e 28 de agosto.

Agradecemos a todos a compreensão e a colaboração,

Atenciosamente,

Coordenação de Estágios (COE/DAGA)

 

 

EDITAL DE ATRIBUIÇÃO DE ORIENTADORES DO ESTÁGIO (12/03/2020) – CLIQUE AQUI

Modelos de documentos durante a realização do estágio obrigatório:

  Formulário de proposta de estágio (projeto)

  Relatório final do estágio obrigatório

  Ficha de avaliação do estágio obrigatório

  Ficha de avaliação do estágio obrigatório (MEI e proprietário)

 


Estágio NÃO OBRIGATÓRIO

NO PERÍODO DE REGIME DE TRABALHO REMOTO OS CONTRATOS DE ESTÁGIOS NÃO OBRIGATÓRIOS SERÃO TRAMITADOS POR E-MAIL.

  1. Preencha o formulário em acordo com sua área de estágio, normalmente.
  2. Ao invés de imprimir e entregar encaminhe por e-mail (cursoadm@ufpr.br) o comprovante de preenchimento do formulário e seu documento (contrato, aditivo, avaliação) digitalizado.
  3. A secretaria fará a tramitação e providenciará as assinaturas eletrônicas e enviará por e-mail para você a documentação.

1. Para se inscrever no Estágio Não Obrigatório, acesse o link abaixo correspondente à área do estágio e preencha o formulário:

2. Após o preenchimento, abra o e-mail de confirmação, gere a IMPRESSÃO do documento e IMPRIMA APENAS A PÁGINA 1 do arquivo/documento gerado. Entregue-a junto com o contrato de estágio na Secretaria da Coordenação do Curso.

OBS: Em caso de dúvidas sobre a área do estágio, consulte o artigo 16 do Regulamento dos Estágios

 


Regulamento dos Estágios

 


PERGUNTAS FREQUENTES

1.O que é o estágio curricular obrigatório? Para que serve?

O estágio curricular obrigatório é uma disciplina do curso de Administração da UFPR. Ele está previsto no projeto pedagógico do curso e é uma exigência da Lei. Dessa forma, todo o estudante do curso deverá cursar tal disciplina independentemente se já exerce atividade profissional correlata. A disciplina de estágio obrigatório serve para promover maior aprendizado e competência profissional, por meio da aplicação dos conhecimentos adquiridos em um Projeto de Desenvolvimento Organizacional.

2.Quando posso fazer o estágio curricular obrigatório?

O estágio curricular obrigatório pode ser realizado pelo estudante a partir do da integralização de todas as disciplinas do primeiro período mais a disciplina SA047 Fundamentos de Gestão Organizacional. A COE fortemente recomenda que o estágio seja realizado até o sétimo período para evitar que qualquer perda de prazo ou imprevisto impeça o aluno de terminar o curso.

3.Em quais condições posso fazer o Estágio Obrigatório? Preciso ser estagiário?

Você pode desenvolver o projeto associado ao estágio obrigatório em seis condições possíveis:

Estagiário

Empregado em Empresa Privada

Funcionário em Organização Pública

Proprietário ou sócio de uma empresa

Microempreendedor Individual

Voluntário em Organização do Terceiro Setor

4.Qual o procedimento para fazer a matrícula na disciplina de estágio obrigatório?

A matrícula na disciplina Estágio Obrigatório não é feita pelo portal, mas solicitada para a COE, que vai conferir a documentação, solicitar a matrícula do estudante junto a coordenação e atribuir a ele ou ela um professor orientador. Pedidos de matrícula com documentação errada ou incompleta levarão ao indeferimento do pedido do estudante. O procedimento detalhado de como pedir junto a COE e a documentação atinente está descrito no edital de estágio obrigatório válido para o semestre em que o aluno quer fazer o estágio. O edital pode ser consultado no site do curso/estágio.

5.Qual a função da COE?

A Comissão Orientadora de Estágios é um órgão do colegiado do curso de Administração e é responsável pela verificação da adequação da documentação apresentada pelos estudantes. A descrição da documentação necessária para disciplina de estágio obrigatório está contida no regulamento do estágio (disponível em http://www.sociaisaplicadas.ufpr.br/portal/administracao/).

6.Eu já fiz vários estágios não obrigatórios. Ainda assim preciso fazer o estágio curricular obrigatório?

Sim, o estágio curricular obrigatório é uma disciplina do curso enquanto os estágios não obrigatórios são atividades realizadas pelo estudante por sua própria iniciativa. Eles, embora sejam relacionados, possuem naturezas diferentes. Um deles (estágio obrigatório) consta do projeto pedagógico do curso e é obrigatório por lei. O outro (não obrigatório) não está previsto no projeto pedagógico e trata-se de atividade complementar, desde que devidamente comprovado e aprovado pela Coordenação Geral de Estágios.

7.O estágio obrigatório reprova?

Sim. A reprovação pode acontecer em diversos casos. Entre os mais comuns podem ser citados: i) julgamento do professor orientador em caso de considerar que a proposta apresentada esteja diferente da orientação fornecida; ii) não comparecimento do estudante às orientações, mesmo em caso de apresentação de uma proposta ou projeto pronto; iii) estudante não desenvolve ou não entrega os relatórios pedidos no Edital de Estágio Obrigatório; iv) aluno não consegue cumprir as 300 horas do projeto em uma mesma organização.

Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Universidade Federal do Paraná
Escola de Administração
Av. Prefeito Lothário Meissner, 632 - 2º andar
Telefones: (41) 3360-4366 - E-mail: cursoadm@ufpr.br
CEP: 80210-170 - Jardim Botânico - Curitiba (PR) - Brasil

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Universidade Federal do Paraná
Escola de Administração
Av. Prefeito Lothário Meissner, 632 - 2º andar
Telefones: (41) 3360-4366 - E-mail: cursoadm@ufpr.br
CEP: 80210-170 - Jardim Botânico - Curitiba (PR) - Brasil


©2020 - Universidade Federal do Paraná - Escola de Administração

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR