Atendimento +55 41 3360-4360 | Horários de funcionamento 7:30 - 13:00 / 17:00 às 22:00

Histórico

Histórico

As reformas do ensino superior no Brasil, nas décadas de 1960 e 1970, fizeram com que a UFPR reorganizasse seu modelo administrativo e passasse a oferecer os cursos organizados em setores e departamentos. O curso de Administração iniciou com a primeira turma entrando em 1967 e funcionava no prédio da Rua Dr. Faivre.

A formatura dos pioneiros em Administração da UFPR foi um marco na vida acadêmica do Estado. A solenidade, que contou também com a participação dos estudantes de Contábeis e Economia, do então recém criado Setor de Ciências Sociais Aplicadas, dirigido pelo professor Alceu Ribeiro de Macedo, mobilizou titulares de todos os poderes do Estado. Estavam presentes o presidente do Tribunal de Justiça, representantes do presidente da Assembléia Legislativa, do Comandante da Região Militar, do Arcebispo Metropolitano e das principais entidades de casse regionais.

A primeira turma do curso de Administração da UFPR, período 1967-1970, era constituída de 27 formandos e incluía apenas uma mulher. O primeiro aluno da turma, classificado por desempenho acadêmico, foi  Herbert Antônio Age José que recebeu prêmios da entidade profissional – o CRTA – 9ª Região -, atual CRA-PR e do Banco Bamerindus do Brasil. O professor Age, mais tarde, veio a se tornar professor do curso, aposentando-se em 2017.  A primeira turma teve como patrono e principal homenageado o professor Pedro Viriato Parigot de Souza, presidente da Companhia Paranaense de Energia, naquele momento já indicado para vice-governador no mandato que se iniciava e vindo a tornar-se, mais tarde, o governador do Estado do Paraná.

A partir de 2002, o Setor de Ciências Sociais Aplicadas (SCSA) foi transferido para o Campus IV Jardim Botânico da UFPR e, com ele, o Departamento de Administração Geral e Aplicada (Daga).

A nova sede constituiu-se como marco fundamental do avanço do setor para a melhoria da qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão. O edifício conta com gabinetes individuais para professores, modernas salas de aula e laboratórios de informática, alem de amplo estacionamento gratuito, além é claro de toda a estrutura da UFPR.

Ao longo de sua história, o Daga da UFPR tem contribuído com a formação e capacitação de administradores comprometidos com o desenvolvimento da sociedade paranaense. Para criar uma identidade e modernizar a comunicação com o público, nos anos 2000, foi criada a marca Escola de Administração. Diferente de outras instituições que preferem a palavra negócios, a preferência recai sobre dois elementos norteadores da ação: i) ensino que tem a educação como um valor e, ii) Administração que remete à gestão de organizações. Atualmente a Escola de Administração contempla cursos de graduação presencial e à distância, especialização presencial e à distância, além de mestrado e doutorado.

No ano de 2017, foi criada a logo do curso que está presente em todas as comunicações ligadas à Escola de Administração da UFPR.  Atualmente o Daga é formado por 60 professores, dos quais, a maior parte é formada por doutores e mestres. A Escola de Administração da UFPR, além dos cursos de especialização presenciais também oferta três cursos de pós-graduação lato sensu na modalidade à distância em parceria com a Universidade Aberta do Brasil.  Eles  são ofertados nas áreas de Gestão Pública, Gestão da Saúde e Gestão Pública Municipal. Estes cursos são coordenados por professores do Daga e utilizam a estrutura de secretaria da Escola de Educação Executiva, sustentada pelos cursos pagos, aproveitando melhor os recursos disponíveis. Em 2017 tais cursos tiveram mais de 700 candidatos.

Formatura curso de Administração 1970-     Acervo pessoal do professor Herbert Age José.

 

MISSÃO

Fomentar, construir e disseminar o conhecimento no campo da Administração e com sinergia com as demais áreas do conhecimento, contribuindo para a formação do cidadão empreendedor e para o desenvolvimento sustentável, de forma ética, inovadora e responsável.

VISÃO

Tornar-se, em um prazo de dez anos, uma das cinco escolas públicas de Administração mais conceituadas no Brasil, mantendo a visão de sustentabilidade e os compromissos de sua missão.

A ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO DA UFPR

A Escola de Administração da UFPR faz parte do Setor de Ciências Sociais Aplicadas é formada pelo Daga, Coordenação de Curso de Administração e Coordenação do Curso de Graduação em Gestão Pública Ead.

Departamento de Administração Geral e Aplicada (DAGA)

O departamento é responsável pela distribuição de encargos didáticos, execução orçamentária, elaboração e aprovação de planos de ensino, entre outras atividades didáticas e administrativas ligadas aos professores.

Secretaria do DAGA

A Secretaria do Departamento de Administração Geral e Aplicada exerce a função de assessoria e apoio administrativo, funcionando de 2ª a 6ª feira das 7h às 22h:30m.

Servidores técnicos administrativos lotados na secretaria:

João Carlos Nowisck (em licença para capacitação até dez/18), Fabiana Nakatani e Arthur Pontes Bassetto

Endereço

Departamento de Administração Geral e Aplicada – DAGA

Av. Pref. LotharioMeissner, 632 2º andar

Jardim Botânico

CEP: 80210-170 – Curitiba PR

Fone/FAX: +55 41 3360-4360

E-mail: daga@ufpr.br

 

Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Universidade Federal do Paraná
Escola de Administração
Av. Prefeito Lothário Meissner, 632 - 2º andar
Telefones: (41) 3360-4366 - E-mail: cursoadm@ufpr.br
CEP: 80210-170 - Jardim Botânico - Curitiba (PR) - Brasil

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Universidade Federal do Paraná
Escola de Administração
Av. Prefeito Lothário Meissner, 632 - 2º andar
Telefones: (41) 3360-4366 - E-mail: cursoadm@ufpr.br
CEP: 80210-170 - Jardim Botânico - Curitiba (PR) - Brasil


©2018 - Universidade Federal do Paraná - Escola de Administração

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR