Setor de Ciências Sociais Aplicadas

Conselheiro Luiz Fernando Martins Alves ministra palestra sobre o IRPF para alunos da UFPR

Mais de 100 participantes, a maioria estudantes do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Paraná, acompanharam a palestra “IRPF na prática – elaboração e preenchimento da declaração: aspectos teóricos e práticos”, na manhã do último dia 02 de abril. Organizada pela professora da UFPR, Mayla Cristina Costa e com o apoio do Centro Acadêmico de Ciências Contábeis, a palestra foi conduzida pelo Conselheiro do CRC/PR, Luiz Fernando Martins Alves.

Conselheiro do CRC/PR desde 2014, Luiz Fernando participa ativamente de entidades contábeis, sendo vice-presidente de assuntos jurídicos da Fecopar, coordenador dos delegados representantes do Sicontiba, conselheiro do conselho municipal de contribuintes do município de Curitiba e diretor do IESCAP/Instituo SESCAP-PR.

A palestra apresentou uma visão abrangente do tema, discorrendo sobre os aspectos teóricos da declaração, como os cuidados principais no preenchimento, dependentes, tipos de rendimentos, bens e dívidas, carnê-leão, envio através de modelo completo ou simplificado, dentre outros. O grande diferencial para os alunos foi o enfoque dado pelo palestrante especialmente no passo a passo do preenchimento da declaração no programa IRPF 2016, disponibilizado pela Receita Federal do Brasil.

Para Allan Niels, presidente do Centro Acadêmico de Ciências Contábeis da UFPR, “a palestra dá ao futuro profissional de Contabilidade uma maior segurança quando do atendimento da maior demanda originada por Pessoas Físicas, que é a Declaração Anual do Imposto de Renda”. O presidente ressalta que parte dos alunos presentes ao evento já se disponibilizou para participar do IMPOSTO DE RENDA SOLIDÁRIO, ação social promovida pelo Centro Acadêmico em parceria com o Departamento de Contabilidade da UFPR em que alunos supervisionados por Professores da UFPR atenderão a comunidade para esclarecer dúvidas, preencher as declarações e prestar assessoria contábil. O evento ocorrerá nos dias 08 e 09 de abril, no Setor de Ciências Sociais Aplicadas da UFPR. Maiores informações pelo e-mail irsolidarioufpr2016@gmail.com .

A palestra foi tida como um marco inicial da parceria entre o Centro Acadêmico da UFPR com o CRC/PR e a Comissão do Jovem Contabilista),conforme noticiado em (http://www.crcpr.org.br/new/content/diaDia/anterior.php?id=2309), coordenada por Everaldo Bonsenhor.

Da esquerda para direita: Conselheiro Luiz Fernando Martins Alves, Guilherme Pelanda – Membro do Comitê Jovem Contabilista CRC/PR e Diretor Executivo do Centro Acadêmico, Luiz Carlos – Graduando em Ciências Contábeis e co-organizador, Allan Niels – Presidente do Centro Acadêmico.

Palestrante Luiz Fernando e alunos

Data de publicação: 4 de abril de 2016