Departamento de Ciências Contábeis

Apresentação

Com o advento do Decreto Lei nº 7.988 de 22 de setembro de 1945, que reformulou o ensino das Ciências Econômicas, fez com que a Faculdade de Administração e Finanças da UFPR tivesse que alterar seu currículo, incluindo o Curso de Bacharel em Bacharel em Ciências Econômicas e Ciências Contábeis e Atuariais, além dos Cursos de Administração e Finanças. Em 04 de dezembro de 1950, por meio da Lei Federal nº 1.254, juntamente com outras instituições brasileiras, a UFPR obteve sua federalização e passou a chamar-se Universidade Federal do Paraná.

Em 24 de abril de 1957 houve o desdobramento dos Cursos em Ciências Contábeis e Ciências Atuariais. A reforma do ensino superior de 1973 reestruturou a UFPR, suprimindo as faculdades e reorganizando seu modelo administrativo em unidades denominadas Setores quando, em 12 de setembro de 1973, foi criado o Setor de Ciências Sociais Aplicadas e seus respectivos Departamentos de Ciências Contábeis, de Economia, de Administração e de Direito.

Em 1981 o Curso de Direito cria Setor próprio e em 2001 o Departamento de Ciência e Gestão da Informação passa a fazer parte do Setor de Ciências Sociais Aplicadas. No início de 1995, com o intuito de buscar o desenvolvimento acadêmico em pesquisas e docência, vislumbrando futura criação de curso de pós-graduação stricto sensu, o Departamento de Ciências Contábeis passou a oferecer regularmente cursos de pós-graduação lato sensu em Contabilidade e Finanças.

Particularmente esse curso e outros que logo se seguiram: MBA em Auditoria Integral, Controladoria e Gestão de Negócios, além da colaboração de Professores Doutores de outros Departamentos e Universidade Estaduais do Estado do Paraná, constituíram fundamento para criação do primeiro Mestrado em Contabilidade do Estado do Paraná, em março de 2005.

Esta nova fase, propiciou a contratação de novos Professores Doutores e com auxílio de Professores Doutores de outros Departamentos, em dezembro de 2013, foi autorizada pela CAPES a criação do Curso de Doutorado em Contabilidade, dando origem ao Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Ciências Contábeis. A partir de janeiro de 2014, com auxílio de recursos financeiros da CAPES, o Programa passou a ofertar o Estágio Pós-Doutoral.

MISSÃO
A Missão do DECONT é fomentar, construir e disseminar o conhecimento contábil da graduação e da pós-graduação, de forma prospectiva e sistêmica, contribuindo para a formação de cidadãos que possam efetivamente ser partícipes do desenvolvimento do país.

VISÃO
Estar entre os mais conceituados cursos de graduação e pós-graduação em Ciências Contábeis do Brasil.

VALORES
Inserção Social. Integração. Produção Intelectual. Valorização Pessoal. Gestão Participativa. Credibilidade. Comprometimento. Cooperação. Ética e Moral. Competência. Visibilidade. Ensino inovador. Diversidade. Excelência.

CURSOS

• Pós-Doutorado
• Doutorado
• Mestrado
• Especializações:
1. MBA em Auditoria,
2. MBA em Gestão Contábil e Tributária,
3. MBA em Governança Corporativa e Compliance,
4. Contabilidade e Finanças,
5. Controladoria.
• Graduação.

CORPO DOCENTE

O Departamento conta com 28 professores, dos quais vinte Doutores em regime de dedicação exclusiva – DE, uma Doutoranda – DE e sete Mestres: quatro DE, dois em regime de 20 horas e um em regime de 40 horas.

CORPO DISCENTE

Pós-Doutorado: 01.
Doutorado: 30.
Mestrado:25.
Especialização: 6 turmas, com total de 540 alunos.
Graduação: ingresso de 2 turmas anuais de 60, totalizando 600 alunos.

FUNCIONÁRIOS

O Departamento conta com 04 técnico-administrativos.

INFRAESTRUTURA

Amplas salas de aula versáteis, contendo cadeiras estofadas e carteiras para múltiplos usos, com estrutura de multimídia, adequadas para comportar nossos alunos de graduação, mestrado e doutorado.
Sala de videoconferência, com web de alta qualidade, comportando 25 participantes.
Moderno Salão Nobre, contendo estrutura completa de multimídia, comportando 104 alunos, confortavelmente acomodados em poltronas estofadas, com pranchetas. Além disso, há um Auditório Setorial, de uso compartilhado, comportando 336 pessoas.
Laboratório próprio de informática, contendo 45 modernos computadores, além de dois laboratórios setoriais, de uso compartilhado, contendo 90 computadores.
Os professores com dedicação exclusiva, em sua grande maioria, possuem gabinetes individuais de trabalho e os demais compartilham.

Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Universidade Federal do Paraná
Departamento de Ciências Contábeis
Av. Prefeito Lothário Meissner, 632 - primeiro andar
Telefones: Departamento - (41) 3360-4362 | Graduação - (41) 3360-4363
| Especialização - (41) 3360-4192 | Mestrado e Doutorado - (41) 3360-4193
CEP: 80210-170 - Jardim Botânico - Curitiba (PR) - Brasil

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Departamento de Ciências Contábeis
Av. Prefeito Lothário Meissner, 632 - primeiro andar
Telefones: Departamento - (41) 3360-4362 | Graduação - (41) 3360-4363
| especialização - (41) 3360-4192 | Mestrado e Doutorado - (41) 3360-4193
CEP: 80210-170 - Jardim Botânico - Curitiba (PR) - Brasil

Imagem logomarca da UFPR

©2019 - Universidade Federal do Paraná - Departamento de Ciências Contábeis

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR