O Curso de Ciências Contábeis

A UFPR é a mais antiga Universidade brasileira, apresentando alto reconhecimento pelo mercado e qualidade de ensino como grande referencial. A profissão de contabilista é regulamentada desde 1945 e o Curso de Ciências Contábeis da UFPR foi implantado em 1957.

O curso tem uma tradição de mais de 60 anos sendo ofertado à sociedade com alta qualidade e grande reconhecimento pelo mercado de trabalho. O curso possui carga horária de 3000 horas, incluídas disciplinas obrigatórias, optativas e atividades formativas complementares. A duração é de 4 anos, no período noturno, e regime de matrícula anual.

Atualmente são ofertadas 120 vagas através do Vestibular da UFPR e também pelo SISU.

As aulas são ministradas no primeiro andar do prédio do Setor de Ciências Sociais Aplicadas, no Campus Jardim Botânico, em Curitiba/PR.

Ademais, o curso possui laboratório de Informática específico e salão nobre voltados às necessidades do curso, docentes altamente qualificados, com titulação de pós-doutorado, doutorado e mestrado.

Após o término de seu curso de graduação, o egresso pode se aperfeiçoar em Cursos de Especialização, MBA, Mestrado e Doutorado em Contabilidade na própria UFPR, ampliando seus conhecimentos e mercado de atuação.

OBJETIVO

O curso de Ciências Contábeis da UFPR tem como objetivo formar Bacharéis em Ciências Contábeis aptos a desenvolver suas prerrogativas profissionais em qualquer tipo de entidade, capazes de compreender questões técnicas, econômicas, financeiras e sociais para acompanhar o processo dinâmico das organizações e o desenvolvimento de pesquisas científicas.

ÁREAS DE CONHECIMENTO

O curso busca reunir conhecimentos teóricos e técnicos em Contabilidades, além de outras áreas do conhecimento como gestão, finanças, economia, recursos humanos, legislação, ética e responsabilidade socioambiental. Para isto, o aluno estuda entre outras disciplinas:

• Contabilidade e gestão organizacional;
  • Contabilidade tributária
  • Contabilidade governamental;
  • Auditoria;
  • Controladoria;
  • Legislação empresarial e do trabalho;
  • Economia, marketing, finanças corporativas, ética geral e profissional entre outras.

ESTRUTURA CURRICULAR

• Tópicos Contemporâneos da Contabilidade
  • Estágio Supervisionado

PERFIL PROFISSIONAL

O perfil do egresso será de um profissional com competências, habilidades e atitudes que viabilizem os agentes econômicos o pleno cumprimento da accountability perante à sociedade; que exerça com ética e proficiência as atribuições que lhes são prescritas em legislação específica; que seja capaz de desenvolver, analisar, e implantar sistemas de informação contábil.

Além das qualidades técnicas, os profissionais contábeis devem ter capacidade de decisão, participação, diálogo,  relacionamento e liderança, integrando-se com as diversas entidades e profissionais de áreas afins.  O novo contador precisa dominar ferramentas de gestão de dados, montar painéis de análise e extrair conclusões para orientar as decisões do negócio.

Devem, ainda, possuir formação humanista que possibilite a compreensão do ambiente social, político e cultural da sociedade e a influência destes ambientes sobre as organizações.

ÁREA DE ATUAÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO

O profissional contábil tem uma vasta área de atuação, podendo atuar em empresas privadas, órgãos públicos, organizações não-governamentais, entre outras.

• Em entidades privadas: empreendedores contábeis, controladoria; analistas contábil, financeiro, de custos, tributário; auditoria interna e externa; consultoria; perícia contábil.
  • Em entidades públicas: praticamente todos os órgãos governamentais exigem profissionais contábeis, destacando-se o Banco Central do Brasil, a Secretaria da Receita Federal, a Comissão de Valores Mobiliários, os Tribunais de Contas da União, Estados e Municípios, além de bancos públicos; governos federal, estaduais e municipais e demais órgãos públicos federais, estaduais e municipais.
  • Nas atividades de ensino: o profissional formado em Ciências Contábeis, após a devida qualificação, pode atuar como pesquisador e professor na área contábil em cursos de graduação e pós-graduação.

| Especialização - (41) 3360-4192 | Mestrado e Doutorado - (41) 3360-4193