Coordenação do Curso de Ciências Econômicas

1º Semestre 2021

Matrículas nos dias 15 e 16/setembro para o período de aulas que se inicia a partir de 20/setembro/2021

I) Calendário Completo: Resolução CEPE 52/21 e Instrução Normativa PROGRAD 02/2021

II) DatasImportantes: 

  • Dia 15 e 16/setembro: acesse seu cadastro no SIGA e registre suas matrículas nas disciplinas selecionadas. SOMENTE NESTAS DATAS! Pedidos de matrículas posteriores a essa data não serão aceitos!
  • Todos(as) estudantes precisam se matricular e cursar nas disciplinas (no mínimo ter registro de 16 horas-aula por semana) para não correrem o risco de perderem o vínculo com a UFPR. Esse total de horas equivale, por exemplo, a 4 disciplinas.
  • Quem ficou com matrícula “pendente” das disciplinas iniciadas em março de 2020 e teve sua matrícula importada para este novo período de aulas, poderá realizar o cancelamento da mesma caso não queira cursá-la agora.
  • De 20 a 24/setembro/2021:  Período de solicitação de Correção de matrículas pelos(as) estudantes junto à Coordenação de Curso.
  • De 20 a 24/setembro/2021: Período de recepção de estudantes ingressantes no curso.
  • Dia 01/outubro/2021:  Prazo final para estudantes ingressantes em 2021/1 solicitarem equivalência de disciplinas no SIGA.
  • Dia 08/outubro/2021: Prazo final para trancamento de curso em 2021/1, no SIGA, para estudantes que não solicitaram matrícula em quaisquer disciplinas semestrais ou anuais.
  • Dia 13 e 14/outubro/2021:  Prazo de solicitação por estudantes, via Siga, de matrícula em disciplinas eletivas (aquelas realizadas em outros cursos da UFPR).
  • Dia 22/outubro/2021:  Prazo final para estudantes solicitarem, nas Coordenações de Curso, correções no histórico escolar relativas ao ano letivo de 2020, para os cursos anuais, e ao Período de Retomada de 2020, para os cursos semestrais.
  • Dia 05/novembro/2021 Prazo final para solicitação, por estudantes, no SIGA, de cancelamento de matrícula em disciplinas semestrais ofertadas em 2021/1.
  • Dia 05/novembro/2021:  Prazo final para estudantes que efetuaram matrícula em disciplinas semestrais ou anuais ofertadas para o período 2021/1 solicitarem trancamento de curso no SIGA.
  • Dia 03/dezembro/2021: Prazo final para estudantes solicitarem, no SIGA, o cancelamento de matrícula em disciplinas anuais, iniciadas em no 1º semestre do ano letivo de 2021.
  • Dia 10/dezembro/2021: Prazo final para recebimento, pela Coordenação de Curso, de pedidos de análise para integralização de atividades formativas no histórico escolar.

 

 

** Assista o vídeo explicativo sobre este novo período de aulas produzido pela Coordenação do Curso. Clique aqui **

 

** Clique aqui para acessar o canal de Youtube da Coordenação de Curso de Ciências Econômicas com os demais vídeos publicados.

 

III) Sobre matrículas nas disciplinas de Monografia I e/ou Monografia II: cada estudante é responsável por consultar e obter o aceite do(a) professor(a) orientador(a), conforme a área de pesquisa. O prazo para entrar em contato com os(as) professores é dia 15/09/2021. Caso o(a) professor(a) aceite a orientação do trabalho, o(a) estudante precisa se certificar que o(a) professor(a) envie e-mail para a secretaria da Coordenação de Curso solicitando a sua matrícula. Sem o envio da mensagem pelo(a) professor(a) a secretaria da Coordenação não poderá proceder com a matrículas. Essas matrículas serão inseridas, no sistema, na semana do dia 20/setembro.

IV) Sobre a obrigatoriedade e o limite de matrículas: Todo(a) estudante precisará se matricular, obrigatoriamente, em disciplinas neste próximo período letiv Não será mais facultativa a realização de matrículas como foi nos períodos anteriores. Quem não possuir registro de qualquer matrícula perderá o vínculo com a UFPR ao final deste semestre. E cada estudante precisa se matricular em, no mínimo, 16 horas/ semanais, e no máximo até completar 32 horas/semanais de atividades. Esses valores não se aplicam a estudantes que já estão em fase final do curso.

 

  • Considerando que o 1º semestre de aulas será de 13 semanas (20/09/2021 a 17/12/2021), isso corresponde, por exemplo, a, no máximo, 8 disciplinas com carga horária total (no semestre) de 60 horas. Você pode se matricular em algumas anuais e outras semestrais, sempre considerando o limite da carga horária no 1º semestre. E ao definir as suas matrículas, SEMPRE priorize matrículas em disciplinas OBRIGATÓRIAS. 
  • Para disciplinas anuais, as aulas começam em 20/setembro/2021 e serão concluídas até o dia 06/maio/2022 (ao fim do 2º semestre de 2021).
  • As matrículas para disciplinas que serão cursadas no 2º semestre de 2021, iniciando em 31/janeiro/2022, deverão ser realizadas, no SIGA, entre os dias 20 a 26/janeiro/2022ATENÇÃO PARA ESTAS DATAS! Para conseguir realizar as matrículas de disciplinas que possuem pré-requisitos, primeiro, você deverá ter sido obtido a aprovação na disciplina que é o pré-requisito exigido.
  • Orientação importantíssima: a escolha de disciplinas deve priorizar aquelas em que você está atrasado(a), conforme seu período no curso. Após isso, preencha sua matriz de horários com outras disciplinas obrigatórias alinhadas ao seu momento no curso e em função dos pré-requisitos já cumpridos. Só após isso, recomendamos encaixar as disciplinas optativas.

V) Registramos que esse período de aulas entre20/setembro/2021 a 17/dezembro/2021 corresponde ao 1º semestre do ano letivo de 2021. O 2º semestre do ano letivo de 2021 se iniciará em 31/janeiro/2022 e será concluído em 06/maio/2022.

VI) Sobre cancelamentos de matrículas: o prazo para CANCELAMENTO facultativo de matrículas pelos(as) estudantes, no SIGA, é o dia 05 de NOVEMBRO. Após essa data não serão aceitos quaisquer pedidos de cancelamento de matrícula enviados à secretaria da Coordenação de Curso.

  • Orientação importantíssima: lembramos que existem limites para os cancelamentos de matrícula. Cada estudante só pode cancelar uma vez a mesma disciplina ao longo do curso (ver a Resolução CEPE 37/97 – Art. 60).

 

VII) Listagem de disciplinas ofertadas, docentes responsáveis e outras informações importantes. Clique Aqui.

 

VIII) Matriz de disciplinas ofertadas organizadas por dias/horários e conforme periodização no curso. Clique aqui para acessar o documento.

 

IX) Outras informações relevantes:

 

  • Ainda prevalece o direito aos(às) estudantes de decidir se podem/querem participar dos momentos registrados como atividades síncronas (com exceção das avaliações cuja presença é obrigatória no dia/horário quando assim for indicado na Ficha 2 da disciplina). Cada docente deverá gravar e disponibilizar o conteúdo apresentado, desde que esse conteúdo se configure como apresentação de uma aula, com conteúdos novos e que constam na programação da disciplina. Portanto, a obrigatoriedade de gravar não inclui os momentos indicados somente para tirar dúvidas de quem as possua, pois o comparecimento continua facultativo.
  • O controle de frequência, a partir de agora, também poderá ser realizado no momento da aula/atividade síncrona. Mas quem não puder estar presente não será prejudicado(a) por isso porque também continua a valer a regra de se realizar o controle de frequência, também, por meio da entrega de atividades agendadas e para as quais será dado prazo mínimo de 48h (com exceção das avaliações quando houver definição de dia/horários exatos para sua realização) para entrega. O controle de frequência poderá ocorrer, também, com a entrega/submissão das avaliações pelos(as) estudantes. Assim, se o critério adotado pelo(a) docente for o controle de presença somente com a entrega das avaliações e o(a) estudante não entregar as avaliações nos prazos determinados, poderá receber faltas na porção correspondente do curso a que se referia aquela avaliação.
  • Por isso, atentem-se para as determinações que constam em cada FICHA 2 das disciplinas nas quais vocês vierem a se matricular e para o quadro de informações sobre quais disciplinas registraram algum dia/momento para atividade síncrona, para caso decidam participar naquele momento síncrono.

 

X) Planos de ensino (FICHAS 2) das disciplinas ofertadas neste período de aulas:

Primeiro Ano

FICHA2_Introdução à Economia – Matutino – Terciane Sabadini

FICHA2_Introdução à Economia – Noturno – Junior Garcia

FICHA2_Cálculo em uma várias variáveis reais – Todas as turmas – Adriana Prado – DMAT

FICHA2_Cálculo em uma variável real – Todas as turmas – Heily Wagner – DMAT

FICHA2_História Econômica Geral – Luis Krajevski

FICHA2_História Econômica Geral – Matutino – Eduardo Angeli

Ficha 2_Economia e Direito – Matutino – Vinícius Klein

Ficha2_Técnicas de Pesquisa em Economia – Matutino – Ricardo Torres

FICHA2_Introdução às Ciências Sociais – Turma N e P – Caue Gomes Flor

FICHA2_Formação Econômica do Brasil – Luis Krajevski

FICHA2_Contabilidade e Análise de Balanços – Turma N – Jorge Scarpin

FICHA2_Contabilidade e Análise de Balanços – Turma P – Jorge Scarpin

 

Segundo Ano

FICHA2_Teoria Microeconômica – Matutino – Armando Sampaio

FICHA2_Teoria Microeconômica – Noturno – Paulo Jacinto

FICHA2_Economia Política I – Dayani e Cipolla

FICHA2_Estatística II – Turma D – Mario Luis Silva

FICHA2_Estatística II – Turma E – Mario Luis Silva

FICHA2_Estatística II – Turma N – Paulo Justiniano Ribeiro Junior

FICHA2_Economia Brasileira Contemporânea I – Ivan Salomão

FICHA2_Análise de Investimentos – D e E – Adalto Althaus e Dayane Rocha

FICHA2_Análise de Investimentos – N e P – Adalto Althaus e Dayane Rocha

FICHA2_Análise Econômica e Financeira – Turma M e N – Dayane Rocha e Adalto Althaus

Ficha2_Contabilidade Social – Turma N – Angela Welters

Ficha2_Contabilidade Social – Turma P – Angela Welters

 

Terceiro Ano

FICHA2_Teoria Macroeconômica – Fernando Motta

FICHA2_Economia Internacional – Noturno – Larissa Dornelas

FICHA2_Economia Internacional – Matutino – Vinicíus Vale

FICHA2_História do Pensamento Econômico – Matutino –  Marcos Fuck

FICHA2_História do Pensamento Econômico – Noturno – José Felipe Almeida

FICHA2_Estatística Econômica e Introdução à Econometria – Matutino – Francisco Gabardo

FICHA2_Estatística Econômica e Introdução à Econometria – Noturno – Marcos Hasegawa

FICHA2_Economia Industrial – Walter Shima

FICHA2_Econometria – Matutino – Maurício Bittencourt

FICHA2_Econometria – Noturno – Flávio Gonçalves

FICHA 2_Economia Brasileira Contemporânea II – Noturno – Demian Castro

Quarto Ano

FICHA2_Economia Monetária e Financeira – Noturno – Fabiano Dalto

FICHA2_Economia Monetária e Financeira – Matutino – José Guilherme

FICHA2_Elaboração e Análise de Projetos – Noturno – Francisco Gabardo

FICHA2_Elaboração e Análise de Projetos – Matutino – Ricardo Torres

FICHA2_Desenvolvimento Econômico I – Turmas D N P – Prof. Wellington e Prof. Huáscar

Ficha 2_Economia do Setor Público – Matutino – Victor Oliveira

Ficha 2_Economia do Setor Público – Noturno – Victor Oliveira

FICHA2_Desenvolvimento Econômico II – Turmas M e N – Prof. Wellington e Prof. Huáscar

FICHA2_Economia e Regional e Urbana – Alexandre e Vinícius Vale

Disciplinas Optativas

FICHA2_Optativa – Economia da Saúde – Flávio Gonçalves

FICHA2_OPTATIVA – Gênero e Economia – Angela Welters

FICHA2_Optativa – Mercado de Capitais – José Guilherme

FICHA2_Optativa – Psicologia do Consumidor – José Wladimir Fonseca

FICHA2_OPTATIVA – Startups e Capital de Risco – Turma M – Victor Pelaez

FICHA2_OPTATIVA – Startups e Capital de Risco – Turma N – Victor Pelaez

FICHA2_Optativa Economia computacional – Matutino – João Basilio Pereima

FICHA2_Optativa Economia computacional – Noturno – João Basilio Pereima

FICHA2-Optativa – Economia Comportamental – Matutino – Adriana Sbicca

FICHA2-Optativa – Economia Comportamental – Noturno – Adriana Sbicca

** Resoluções que tratam do período de aulas que se inicia a partir de 20/setembro/2021**

a)  Resolução CEPE 52/21

b)  Instrução Normativa PROGRAD 02/2021

c) RESOLUÇÃO-Nº-22-21-CEPE

d) Resolução Nº 56/21 – CEPE

Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Universidade Federal do Paraná
Coordenação do Curso de Ciências Econômicas
Av. Prefeito Lothário Meissner, 632 - térreo
Telefones: (41) 3360-4356
CEP: 80210-170 - Jardim Botânico - Curitiba (PR) - Brasil

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Coordenação do Curso de Ciências Econômicas
Av. Prefeito Lothário Meissner, 632 - térreo
Telefones: (41) 3360-4356
CEP: 80210-170 - Jardim Botânico - Curitiba (PR) - Brasil

Imagem logomarca da UFPR

©2021 - Universidade Federal do Paraná - Coordenação do Curso de Ciências Econômicas

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR