Projetos

– 01/05/2017 a 30/04/2019 – BIBLIOGRAFIA DE LIVROS INFANTOJUVENIS EM LÍNGUA PORTUGUESA.
Apresenta a proposta de elaboração de bibliografia de livros infantojuvenis utilizados no Projeto Momento Lúdico da FEP. A bibliografia permitirá a identificação de livros por autor, titulo e assunto, e incluirá um resumo da história.
Coordenadoras: Vera Lucia Belo Chavas e Sônia Maria Breda
E-mail: verabelo@ufpr.br e smbreda@hotmail.com

 

– 02/05/2016 à 30/04/2019 – Aprimoramento e transferência de tecnologia do Sistema de Apoio à Comunicação Integrada (SACI).
Desde 2009 a UFPR utiliza o Sistema de Apoio à Comunicação Integrada (SACI) para o gerenciamento de informações e produção midiática da Assessoria de Comunicação Social (ACS), TV, Rádio e Hospital das Clínicas. O software livre foi adotado tendo em vista as parcerias existentes entre grupos de pesquisa e desenvolvimento da UFPR e Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), onde o sistema foi desenvolvido. Após 10 anos de sua criação, é intenção que o aprimoramento e pesquisas em torno do software sejam trazidos para UFPR, uma vez que o principal autor e mantenedor do projeto ingressou nesta instituição como docente. Tendo em vista o cenário de inovação e demandas do mercado pela utilização, capacitações e treinamentos e aprimoramento do Sistema, surge este projeto de extensão, que visa promover a instalação, na UFPR, de um ambiente para atender estas necessidades. A importância do projeto pode ser avaliada pelo seu atual ambiente de difusão tecnológica, uma vez que o SACI está instalado, atualmente, em aproximadamente doze universidades federais, na Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Paraná (Fundação Araucária), na Secretaria de Comunicação da Presidência da República e em trinta e uma superintendências do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), o que faz com que esteja em uso em todas as regiões do Brasil. Neste cenário, o presente projeto de extensão tem como objetivo promover a transferência de know-how da UFSCar para UFPR e desta para outras instituições interessadas em utilizar o sistema, assim como dota-lo de mecanismos, metodologias e protocolos que facilitem sua implementação, configuração e utilização por outros atores.
Coordenadores: Rodrigo Eduardo Botelho-Francisco e Carlos Alberto Martins da Rocha
 E-mail: rodrigobotelho@ufpr.br

– 01/05/2016 a 30/04/2018 – Processos de extensão universitária.
Na Universidade, a extensão universitária busca espaços de reconhecimento para aumentar o alcance das ações acadêmicas e do conhecimento produzido na Instituição para o público externo. No entanto, é comum e sabido informalmente que o tempo necessário para operar sistemas e burocracias tem desestimulado docentes a optarem por esta prática. Sabe-se, inclusive, que há aqueles que optam por realizar atividades evidentemente extensionistas, mas que não as formalizam em virtude de críticas à ineficiência dos sistemas atualmente utilizados. Existem diversas ferramentas e técnicas que podem auxiliar na gestão e otimização de processos e informações. A área de visualização tem mostrado resultados interessantes disponibilizando as informações ao público externo. Exemplo disso pôde ser vislumbrado no projeto de extensão “Projeção e Visualização Científica dos 100 anos de Dados Históricos UFPR”, coordenado pelo proponente deste projeto, o qual obteve resultados interessantes por meio da visualização da informação, o que facilitou a apresentação e o entendimento de informações históricas que exaltam a UFPR. Tendo em vista este cenário de crítica e a experiência anterior, o presente projeto tem como objetivo analisar processos internos da extensão universitária dentro da Universidade e utilizar técnicas de visualização da informação para definir e incentivar a extensão entre os professores e estudantes da Instituição. Neste projeto, será feito levantamento dos processos atuais analisando as etapas e atores para a criação e execução dos programas, projetos, cursos, eventos e prestação de serviço extensionista. A fase de análise envolverá professores e alunos voluntários do projeto. Em seguida serão criados diagramas por meio de técnicas de visualização da informação, além da geração de documentos (diagramas, fluxogramas ou vídeos) que possam melhor explicar visualmente os processos e, assim, melhorar a compreensão da extensão. Numa última fase, a meta é disponibilizar os resultados gratuitamente na Internet e divulgar para todos os professores da UFPR. A importância do projeto pode ser expressa na medida em que contribui para uma extensão indissociável do ensino e da pesquisa; em que atua na formação de estudantes; e em que atende à resolução de um problema real. Espera-se que esta proposta auxilie diretamente os envolvidos com a extensão, facilitando o seu trabalho burocrático e, com isso, aumentando o número de projetos ofertados e público atingido. Portanto, colaborando com a política e diretrizes gerais para o período de 2012 a 2016 (página 21 resolução 15/12 COUN), estabelecido no Plano de Desenvolvimento Institucional 2012-2012 da UFPR e aprovado pela resolução 15/12 COUN.
Coordenador: Celso Yoshikazu Ishida
E-mail: celsoishida@gmail.com

BRAPCI.
A Base de Dados Referenciais de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação (BRAPCI), com acesso web através do link http://www.brapci.ufrp.br, é o produto de informação do projeto de pesquisa “Opções metodológicas em pesquisa: a contribuição da área da informação para a produção de saberes no ensino superior”, cujo objetivo é subsidiar estudos e propostas na área de Ciência da Informação, fundamentando-se em atividades planejadas institucionalmente. Com esse propósito, foram identificados os títulos de periódicos da área de Ciência da Informação (CI) e indexados seus artigos, constituindo-se a base de dados referenciais. Atualmente disponibiliza referências e resumos de 4919 textos publicados em 27 periódicos nacionais impressos e eletrônicos da área de CI.
A manutenção de conteúdo da BRAPCI se dá através de ação projeto de extensão.
Coordenador: Mauro José Belli.
E-mail: mjbelli@ufpr.br

Periódico Eletrônico Online (AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento).
O projeto visa consolidar uma revista acadêmica online em Gestão da Informação e do Conhecimento, com o propósito de disponibilizar investigações, metodologias e práticas inovadoras nestas áreas. Utiliza a plataforma OJS/SER e oferece artigos e entrevistas nos formatos html, pdf e epub. Pretende ser um espaço de estudo e pesquisa em Ciência e Gestão da Informação e, para tal, o Comitê Editorial estimula a submissão de projetos conjuntos com professores de disciplinas do Curso de Graduação em Gestão da Informação e do Programa de Pós-Graduação (MestradoMultidisciplinar) em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação, assim como de outros grupos de pesquisa internos ou externos à UFPR.
A AtoZ foi desenvolvida e é mantida pelo Grupo de Pesquisa UFPR/CNPq “Metodologias em Gestão da Informação”.
Coordenadoras: Patricia Zeni Marchiori e Lígia B. Kraemer.

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