Projeto Pedagógico

A matriz curricular proposta para o curso de Gest√£o da Informa√ß√£o √© resultado de pesquisas realizadas pela Coordena√ß√£o do Curso com apoio do Colegiado do Curso e, especialmente, do N√ļcleo Docente Estruturante (NDE). Procura superar uma no√ß√£o fragmentada e especialista de forma√ß√£o, enfatizando uma forma√ß√£o calcada na interdisciplinaridade e oferecendo m√ļltiplos conte√ļdos interconectados ao objeto de an√°lise da Gest√£o da Informa√ß√£o: a informa√ß√£o.

No mundo atual, com a terceira fase da globalização, ocorrem mudanças no ambiente institucional, que demandam por um sujeito (neste caso sujeito gestor) que possa atuar em diversas esferas, que vão do local ao transnacional, exigindo especialização e, ao mesmo tempo, generalização.

Busca-se, por meio desta proposta, a construção de um sujeito consciente, crítico e reflexivo que consiga fazer escolhas de forma a aprofundar o seu conhecimento e, ainda, garantir um olhar que contemple o todo. Ressalta-se que a profundidade no ensino da Gestão da Informação, propriamente dita, é conseguida ofertando-se uma formação com foco em três áreas: A Ciência da Informação, a Tecnologia da Informação e a Administração. Desta forma, o egresso do curso será preparado em tecnologia da informação e de comunicação, com a inovação constante de novos produtos e processos, novas necessidades dos clientes/usuários e estratégias diferenciadas para proporcionar bem estar para a comunidade, e, assim, contribuir para elevar o padrão de vida da população.

Em um √Ęmbito local, os gestores de informa√ß√£o s√£o tamb√©m os profissionais que contribuem para os processos, produtos e servi√ßos informacionais das organiza√ß√Ķes p√ļblicas, privadas e n√£o governamentais (ONG‚Äôs). Na busca por acompanhar a evolu√ß√£o conceitual, tecnol√≥gica e social, o curso de Gest√£o da Informa√ß√£o da Universidade Federal do Paran√°, criado em 1998, realizou em 2006 uma reformula√ß√£o e tr√™s ajustes curriculares. A primeira reformula√ß√£o, realizada em 2006, com validade a partir de 2007, teve como base estudos realizados junto aos egressos e pautou-se em discuss√Ķes e reflex√Ķes do corpo docente. Essa reformula√ß√£o incorporou ao curr√≠culo os avan√ßos percebidos nas tr√™s √°reas (Ci√™ncia da Informa√ß√£o, Tecnologia da Informa√ß√£o e Administra√ß√£o) que sustentam a proposta.

Nos anos subsequentes, foram realizadas corre√ß√Ķes com o prop√≥sito de ajustar ementas, carga hor√°ria de disciplinas e periodiza√ß√£o.

Este documento apresenta o projeto pedag√≥gico do curso de Gest√£o da Informa√ß√£o da Universidade Federal do Paran√°. Entende-se como projeto pedag√≥gico o documento oficial de apresenta√ß√£o da organiza√ß√£o did√°ticopedag√≥gica de um curso de gradua√ß√£o. Ou seja, corresponde ao conjunto de orienta√ß√Ķes te√≥rico ‚Äď metodol√≥gicas e pr√°ticas, objetivos, bem como traz as a√ß√Ķes s√≥cio pol√≠ticas e educacionais voltadas √† forma√ß√£o de profissionais numa determinada √°rea do conhecimento, constituindo-se, por isso, no referencial b√°sico de orienta√ß√£o para o desenvolvimento e avalia√ß√£o do curso de gradua√ß√£o.

A reformula√ß√£o contida neste documento foi pautada em estudos (Anexo A) junto aos professores (reuni√Ķes pedag√≥gicas realizadas entre fevereiro de 2011 e maio de 2013), aos egressos (monografia orientada pela Prof¬™. L√≠gia Kraemer, em
2012), aos empregadores (questionário enviado a 350 empregadores, porém com um retorno de 32 respondentes) e aos alunos (questionário aplicado a uma amostra de 121 alunos, do total de 218 matriculados).

A avalia√ß√£o resulta de processos permanentes de adequa√ß√Ķes necess√°rias √† qualidade do ensino e neste sentido, esta vers√£o revisada do Projeto Pedag√≥gico do Curso de Gest√£o da Informa√ß√£o da UFPR (PP-CGI/2013) √© o resultado do trabalho integrado dos professores membros do Colegiado do Curso de Gest√£o da Informa√ß√£o. O Colegiado √© formado pelos representantes dos departamentos que ministram disciplinas no atual curr√≠culo (vers√£o 2006). Al√©m do Colegiado do Curso,
a Coordenação foi assessorada pelo NDE o qual participou ativamente do processo de reformulação curricular de agosto de 2011 a maio de 2013.

O projeto pedag√≥gico est√° estruturado em cap√≠tulos, considerando os aspectos contextuais, justificativa, hist√≥rico do Curso existente, Avalia√ß√£o do Projeto Pedag√≥gico do Curso Vigente, perfil do Curso na nova proposta; objetivos do Curso, perfil do egresso, metodologia a ser desenvolvida incluindo fundamenta√ß√£o te√≥ricometodol√≥gica, Proposta Ensino a Dist√Ęncia ‚Äď Gest√£o da Informa√ß√£o, Princ√≠pios do Projeto Pedag√≥gico do Curso, Dimens√£o Pedag√≥gica, Aplica√ß√£o das Pol√≠ticas Institucionais, Avalia√ß√£o do Processo de Aprendizagem, Sistema de Acompanhamento e Avalia√ß√£o do Projeto Pedag√≥gico do Curso, Constitui√ß√£o do NDE, Orienta√ß√£o Acad√™mica, Infraestrutura, Condi√ß√Ķes de Acesso para Pessoas com Defici√™ncia ou Mobilidade Reduzida e Organiza√ß√£o Curricular.

Este documento cont√©m, tamb√©m, a contextualiza√ß√£o institucional e do curso, o panorama geral e uma avalia√ß√£o sucinta do atual Projeto Pedag√≥gico do Curso (elaborado em 2006 ‚Äď PP-CGI/2006) e a proposta para uma nova vers√£o do Projeto Pedag√≥gico (PP-GI/2013) a entrar em vigor a partir de 2014.

A atual gestão da Coordenação do Curso de Gestão da Informação, organizadora desta versão do Projeto Pedagógico, agradece a todos os professores, chefes de Departamentos, técnico-administrativos, estagiários, alunos, ex-alunos e demais envolvidos no trabalho de elaboração, editoração e consolidação deste trabalho.

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