Departamento de Economia – DEPECON

Apresentação

O Departamento de Economia (Depecon) é a unidade administrativa responsável pela elaboração das normas e acompanhamento do plano de atividades a ser executado pelos professores, relacionadas ao ensino, pesquisa e extensão. Cabe também ao Departamento o cumprimento das normas regimentais estabelecidas pelos órgãos colegiados da UFPR.

O Regimento Geral da Universidade Federal do Paran√° disp√Ķe no Cap√≠tulo III informa√ß√Ķes sobre a atua√ß√£o dos Departamentos.

Art. 38. Na forma que dispuser o regimento setorial, os departamentos poder√£o deliberar em plen√°rio ou c√Ęmara, constitu√≠da esta, pelo menos, de um representante de cada classe docente e de cada curso vinculado ao departamento, al√©m de respectivo representante discente, na propor√ß√£o de um quinto do total de membros, desprezada a fra√ß√£o, com mandato anual, permitida uma recondu√ß√£o, observado o disposto no art. 63 (Renumerado pelo art. 4¬ļ da Resolu√ß√£o n¬ļ 14/03-COUN, de 21 de maio de 2003).

Art. 39. Compete ao departamento:
I- elaborar normas de trabalho, distribuindo entre seus membros os encargos de ensino, pesquisa e extens√£o;
II- elaborar proposta orçamentária;
III- elaborar os planos de ensino, atendidas as diretrizes fixadas pelos colegiados de curso, e propor a inclusão, modificação ou exclusão de disciplinas;
IV- elaborar lista de nomes para comiss√Ķes julgadoras de concurso, apreciar os respectivos pareceres e propor admiss√£o de professores;
V- aprovar os programas das disciplinas e designar professores;
VI- promover o desenvolvimento da pesquisa e sua articulação com o ensino;
VII- propor a admissão, relotação ou afastamento dos professores e demais servidores, bem como o regime de trabalho a ser observado;
VIII- eleger representantes nos colegiados de curso e na c√Ęmara do departamento;
IX- cumprir as determina√ß√Ķes dos √≥rg√£os da administra√ß√£o e cooperar com os servi√ßos de ensino e pesquisa;
X- aprovar a escala anual de férias de docentes e servidores;
XI- instituir programação supletiva para recuperação de alunos, bem como tratamento excepcional nos casos previstos em lei;
XII- instaurar procedimento e propor aplicação de pena disciplinar;
XIII- fiscalizar a execução dos programas e a realização dos trabalhos escolares, incluídos os estágios, promovendo a recuperação de créditos, quando necessário;
XIV- decidir pedido de revis√£o de prova, na forma do regimento setorial; e
XV- exercer outras atribui√ß√Ķes previstas em lei, regulamento ou regimento.
Par√°grafo √ļnico. S√£o privativas do plen√°rio as atribui√ß√Ķes dos incisos IV, VIII e XII, deste artigo, e as seguintes:
I- propor a destituição do chefe e suplente do departamento;
II- sugerir ao conselho setorial ou aos colegiados de curso medidas destinadas ao aperfeiçoamento do ensino.

Art. 40. A chefia e supl√™ncia caber√£o a ocupantes de cargos da carreira de magist√©rio em exerc√≠cio, eleitos, em elei√ß√Ķes diretas e secretas, por professores, estudantes e funcion√°rios, nos termos de resolu√ß√£o pr√≥pria do Conselho Universit√°rio, para um per√≠odo de dois anos, podendo ser reconduzidos uma vez.
¬ß 1¬ļ O chefe nas suas faltas e impedimentos ser√° substitu√≠do pelo suplente e, na aus√™ncia deste, pelo professor do departamento mais antigo no magist√©rio.
¬ß 2¬ļ O chefe e suplente perder√£o seus mandatos mediante voto secreto de dois ter√ßos dos membros que comp√Ķem o departamento, nas infra√ß√Ķes apuradas em processo administrativo.
¬ß 3¬ļ O chefe de departamento exercer√° o cargo em regime de tempo integral, com ou sem dedica√ß√£o exclusiva.
¬ß 4¬ļ √Č vedada a acumula√ß√£o das fun√ß√Ķes de chefe de departamento com quaisquer outras de dire√ß√£o ou de representa√ß√£o em √≥rg√£os colegiados superiores da Universidade. (Inclu√≠do pelo art. 10 da Resolu√ß√£o n¬ļ 07/97-COUN, de 4 de julho de 1997).

Art. 41. Compete ao chefe do departamento:
I- administrar e superintender as atividades do departamento;
II- cumprir as determina√ß√Ķes dos √≥rg√£os da administra√ß√£o e cooperar com os servi√ßos de ensino e pesquisa;
III- supervisionar a elaboração da proposta orçamentária, bem como dos respectivos planos de trabalho;
IV- apresentar ao diretor relatório semestral das atividades do departamento;
V- participar do conselho setorial;
VI- convocar e presidir as reuni√Ķes de plen√°rio e c√Ęmara, com direito a voto, inclusive o de qualidade;
VII- zelar pela eficiência do ensino e da pesquisa;
VIII- fiscalizar a freq√ľ√™ncia dos docentes e dos servidores t√©cnico-administrativos, encaminhando boletins mensais ao diretor;
IX- requisitar material permanente e de consumo;
X- instaurar procedimento e propor a aplicação de pena disciplinar; e
XI- exercer outras atribui√ß√Ķes previstas em lei, regulamento ou regimento.

Art. 42. Em cada departamento haver√° uma se√ß√£o de expediente respons√°vel pela execu√ß√£o dos servi√ßos administrativos, subordinada √† chefia e entrosada com a secretaria geral do setor e coordena√ß√Ķes de curso.

Responsabilidades dos Técnicos Administrativos em Educação:

Dar suporte administrativo e t√©cnico em sua √°rea de atua√ß√£o; atender usu√°rios, fornecendo e recebendo¬†informa√ß√Ķes; tratar de documentos variados, cumprindo os procedimentos¬†necess√°rios referentes aos mesmos, conforme legisla√ß√£o vigente; preparar relat√≥rios e planilhas submetidos pela chefia; executar¬†servi√ßos compat√≠veis com √°reas de escrit√≥rio; tratar documentos:¬†registrar a entrada e sa√≠da de documentos; triar, conferir, distribuir e arquivar documentos; verificar documentos conforme normas;¬†identificar irregularidades nos documentos;¬† submeter pareceres para aprecia√ß√£o da chefia; classificar¬†documentos, segundo crit√©rios pr√©-estabelecidos; arquivar documentos¬†conforme procedimentos; preparar relat√≥rios, formul√°rios e planilhas:¬†Coletar dados; elaborar planilhas; confeccionar¬†fluxogramas e cronogramas de servi√ßos; elaborar correspond√™ncias; dar¬†apoio operacional para elabora√ß√£o de documentos e manuais t√©cnicos; acompanhar processos administrativos:¬†Verificar prazos estabelecidos; localizar processos; encaminhar protocolos¬†internos; atualizar cadastros; convalidar publica√ß√£o de atos; expedir of√≠cios e¬†memorandos.¬†Atender usu√°rios no local ou √† dist√Ęncia; fornecer informa√ß√Ķes; identificar natureza das solicita√ß√Ķes dos usu√°rios; encaminhar processos.¬†Dar suporte administrativo e t√©cnico em sua √°rea de trabalho, conforme legisla√ß√£o vigente;¬†atualizar dados dos servidores; controlar material de expediente; levantar a necessidade de material; requisitar¬†materiais; solicitar compra de material; conferir material solicitado; distribuir material de expediente; participar da elabora√ß√£o de projetos referentes a melhoria dos servi√ßos da¬†institui√ß√£o; secretariar reuni√Ķes e outros eventos; redigir documentos utilizando reda√ß√£o oficial; digitar documentos; utilizar recursos de inform√°tica; executar tarefas de mesma natureza e n√≠vel de complexidade,¬†associadas ao ambiente organizacional.¬†Organizar as reuni√Ķes plen√°rias; estabelecer calend√°rio mensal das reuni√Ķes; verificar agenda; providenciar material necess√°rio; providenciar a log√≠stica; elaborar a pauta; convocar os docentes e representantes (t√©cnico-administrativos e¬†discentes); secretariar as reuni√Ķes; elaborar a ata; emitir extratos de ata; encaminhar as delibera√ß√Ķes pertinentes, conforme legisla√ß√£o vigente.¬†Auxiliar em concursos p√ļblicos; verificar necessidade de docente e disponibilidade de vaga; definir e aprovar programa e banca e demais dados relativos ao concurso; preparar e abrir processo de solicita√ß√£o de abertura de concurso; redigir e disponibilizar editais; providenciar log√≠stica; homologar inscri√ß√Ķes; elaborar atas e documentos afins; aplicar provas de t√≠tulos, escrita e did√°tica, pr√°tica se for o caso; homologar e divulgar o resultado; sugerir nomea√ß√£o do candidato; tramitar e encaminhar o processo. Publicar o lan√ßamento de notas; divulgar boletim de notas; receber e controlar publica√ß√£o de boletins de notas e arquivar uma via no departamento;¬†controlar solicita√ß√Ķes de altera√ß√Ķes dos per√≠odos de f√©rias; auxiliar em processos eleitorais;¬†verificar vig√™ncia do mandato; publicar a designa√ß√£o da¬†comiss√£o eleitoral; acompanhar¬†o processo do sistema administrativo;¬†divulgar documentos afins; providenciar log√≠stica; realizar a elei√ß√£o; encaminhar resultado e pedido de nomea√ß√£o; tramitar o processo. Acompanhar pedidos de afastamentos; receber as solicita√ß√Ķes de afastamento; verificar a documenta√ß√£o apresentada; incluir¬†em plen√°ria departamental; confeccionar extrato de ata; encaminhar o processo ao Conselho Setorial; dar ci√™ncia ao interessado e tramitar¬†processo. Verificar a freq√ľ√™ncia do pessoal lotado na Unidade; informar chefia sobre aus√™ncias e outras ocorr√™ncias; efetuar os registros no Sistema Administrativo.¬†Atender aos discentes; fornecer programas de disciplinas; recepcionar requerimentos para vistas e revis√£o de provas; orientar sobre normas e legisla√ß√£o da institui√ß√£o; prestar informa√ß√Ķes acad√™micas; receber e encaminhar requerimento de segunda chamada e¬†segunda avalia√ß√£o¬†final. Atender ao p√ļblico externo; prestar informa√ß√Ķes sobre a Universidade; prestar informa√ß√Ķes sobre an√°lises t√©cnicas e assessorias √† comunidade.

Conhecimentos necess√°rios para execu√ß√£o das atribui√ß√Ķes dos Departamentos¬†Acad√™micos:

Conhecimentos de Legislação; Estatuto da Universidade Federal do Paraná; Regimento Geral da Universidade Federal do Paraná; Regimento do respectivo Setor; Resolução que estabelece o Calendário Escolar; Normas Básicas de Controle e Registro da Atividade Acadêmica dos Cursos de Graduação da UFPR; Normas dos Regimes de Trabalho e Atividades dos Docentes da Carreira
do Magist√©rio Superior da UFPR;¬†Normas para o afastamento de docentes da UFPR;¬†Normas de concurso p√ļblico para a carreira do magist√©rio superior da¬†UFPR e Teste Seletivo para Professor Substituto;¬†Normas para a presta√ß√£o de servi√ßos na UFPR;¬†Normas para execu√ß√£o do Programa de Bolsa-Extens√£o da UFPR;¬†Programa de distribui√ß√£o de bolsas acad√™micas;¬†Normas para o Programa Monitoria da UFPR;¬†Normas para institui√ß√£o do Programa de Professor S√™nior da UFPR;¬†Regime Jur√≠dico √önico;¬†Conhecimentos de Inform√°tica:¬†Sistema Operacional;¬†Editor de Texto;¬†Planilha Eletr√īnica;¬†Internet e Intranet.

Conhecimentos de Sistemas Administrativos:

Sistema Informa√ß√£o para o Ensino ‚Äď SIE;¬†Sistema Administrativo ‚Äď SIAD; Sistema Eletr√īnico de Informa√ß√Ķes – SEI.

Conhecimentos Espec√≠ficos:¬†Atendimento ao p√ļblico; atendimento telef√īnico; conhecer as atividades do departamento e sua capacidade; reda√ß√£o oficial; rela√ß√£o interpessoal; t√©cnicas de arquivo.

Última atualização: 22 de março de 2017, por Junior Ruiz Garcia.

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