Departamento de Economia – DEPECON

Pesquisa e Extensão

A Resolução nº 72/2011-CEPE dispõe sobre as atividades de extensão na Universidade Federal do Paraná (UFPR) (alterada pela Resolução nº 70/2012-CEPE).

Segundo a Resolução nº 72/2011-CEPE, artigo 1º, “A Extensão Universitária é um processo educativo, cultural, cientí­fico ou tecnológico, que articula o ensino e a pesquisa de forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e os demais segmentos da sociedade.”

Artigo 1º, §1º: “A Extensão Universitária deverá ser desenvolvida sob a forma de Programa, Projeto, Curso, Evento ou Prestação de Serviço Extensionista”.

Os professores do Departamento de Economia oferecem diversas atividades de extensão universitária conforme identificada abaixo:

Cursos de Extensão

  1. Análise de Custos industriais: www.custosindustriais.ufpr.br
  2. Engenharia Econômica: www.engenhariaeconomica.ufpr.br
  3. Projetos de Expansão Industrial: www.elaboracaodeprojetos.ufpr.br
  4. Psicologia do Consumidor: www.psicologiadoconsumidor.ufpr.br/index/
  5. Jogos de Indústrias: www.jogosdeempresasindustriais.ufpr.br
  6. Projetos Industriais: www.projetosindustriais.ufpr.br
  7. Valuation: www.valuation.ufpr.br
  8. Neurociências: www.neurociencias.ufpr.br
  9. Economia e Complexidade: Modelagem Baseada em Agentes com LSD

 

Programas de Extensão

 

  •  INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL

o Coordenador: Prof. Victor Manoel Pelaez Alvarez

o Objetivo: a proposta deste Programa de Extensão é de estabelecer uma agenda de trabalho acadêmico voltado ao desenvolvimento da cultura empreendedora/inovadora, tanto em âmbito interno quanto externo à UFPR. Para tanto, o Programa incorpora três Projetos de Extensão complementares, cuja execução será realizada a partir da construção de uma rede colaborativa de atores internos e externos à UFPR. Os Projetos são: Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia, Pré-incubação e a Promoção do Empreendedorismo na UFPR, e Inovação e Redes Territoriais.

 

Projetos de Extensão

 

  •  INOVAÇÃO E REDES TERRITORIAIS

o Coordenador: Prof. Victor Manoel Pelaez Alvarez

o Objetivo: este projeto de extensão visa a oferta de eventos e cursos de extensão, para a formação de agentes de desenvolvimento, capazes de atuar na criação e na gestão de redes territoriais de inovação. O projeto faz parte de um Programa de Extensão (Inovação e Desenvolvimento Territorial) que abrange mais dois projetos de extensão complementares: Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia, e Pré-incubação e a Promoção do Empreendedorismo na UFPR. O objetivo deste Programa é o de promover a difusão da atividade empreendedora, como estímulo à inovação tecnológica e ao desenvolvimento territorial.

 

  •  RESGATE DA MEMÓRIA ESTUDANTIL DA UFPR: organização de acervo do Centro Acadêmico de Ciências Econômicas – CACE

o Coordenadora: Profª. Denise Maria Maia

o Objetivo: a ação extensionista proposta busca higienizar, identificar, acondicionar, organizar e difundir o conteúdo histórico do Acervo Documental do Centro Acadêmico de Ciências Econômicas do Curso de Ciências econômicas da Universidade Federal do Paraná. Assim, cientes da importância do tema Memória estudantil, em paralelo à atividade organizativa, serão ofertados Ciclos de Palestras Educativas de conscientização à todos os Centros e Diretórios Acadêmicos existentes na UFPR entre outras unidades estudantis, como forma de estimular projetos afins, de preservação e resgate dos documentos que contam a história do Movimento Estudantil não só da nossa universidade centenária mas também do estado do Paraná.

 

  •  ECONOMIA, UNIVERSIDADE E SOCIEDADE: UMA OPORTUNIDADE DE APROXIMAÇÃO VIA REDES SOCIAIS

o Coordenador: Prof. Junior Ruiz Garcia

o Objetivos: o avanço das redes sociais, em especial do Facebook, tem oferecido uma oportunidade ainda pouco explorada para uma aproximação entre a Universidade e a sociedade, a partir da difusão de conhecimento e da oferta de um canal para comunicação direta com docentes e discentes. Em 2018, o número de usuários do Facebook superou 2 bilhões no mundo, no Brasil são mais de 127 milhões. A sociedade civil carece de acesso ao conhecimento gerado nas universidades, inclusive de contato direto com docentes e discentes para sanar eventuais dúvidas. Assim, este projeto tem por objetivo principal oferecer um canal de comunicação direta com a comunidade interna e externa à Universidade Federal do Paraná (UFPR) via páginas temáticas no Facebook em áreas da Economia. A proposta envolve o compartilhamento de conhecimento em Economia nas áreas de Economia Ecológica, Economia Regional e Urbana, Economia do Setor Público e Matemática Financeira com a sociedade por docentes e discentes da Universidade Federal do Paraná (UFPR). As páginas de Facebook para cada uma das áreas temáticas indicadas já estão disponíveis para a sociedade desde 2009, mas ainda não formalizadas como um projeto de extensão. Diante da atratividade da iniciativa, que já alcançou um total de 7.884 seguidores em todas as páginas até setembro de 2018, seria interessante formalizá-la como projeto de extensão junto à Universidade Federal do Paraná (UFPR). A iniciativa está baseada na indissociabilidade entre teoria e prática em Economia e no papel social da universidade junto à sociedade.

 

Centro de Estudos

 

  •  CENTRO DE ESTUDOS BRASIL-CHINA

o Coordenador: Prof. Demian Castro

o Objetivo: Num cenário internacional marcado pelo acirramento das disputas econômicas, comerciais, tecnológicas e militares, a China e o Brasil assumem importância estratégica diferenciada. Seja pelos seus mercados, seus recursos naturais, sua capacidade produtiva e tecnológica ou, não menos importante, pelo seu peso político nas organizações multilaterais. Neste sentido, os objetivos do Centro de estudos Brasil-China são, principalmente, abrigar estudos e pesquisas sobre a trajetória de desenvolvimento dos dois países, acompanhar a evolução das suas relações econômicas e diplomáticas, realizar discussões e seminários confrontando as duas experiências e, finalmente, integrar uma rede de pesquisa nacional com foco na China e seu papel internacional.

 

Grupos de Pesquisa

 

  •  GRUPO DE ESTUDOS EM MACROECONOMIA ECOLÓGICA -GEMAECO

o Coordenador: Junior Ruiz Garcia

o Objetivo: requalificar o estudo Macroeconômico Convencional (ortodoxo e heterodoxo) para uma MacroEconomia Ecológica o www.gemaeco.wordpress.com

 

  •  OBSERVATÓRIO DA POLÍTICA PÚBLICA DE REGULAÇÃO, INOVAÇÃO E TECNOLOGIA

o Coordenador: Prof. Walter Shima

o Objetivo: Estudos sobre politicas industriais setoriais para o desenvolvimento tecnológico o http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/225683

 

  •  DESENVOLVIMENTO E EVOLUÇÃO DE SISTEMAS TÉCNICOS

o Coordenador: Prof. Victor Pelaez

o Objetivo: o grupo tem atuado nos três níveis de atividade universitária: ensino, pesquisa e extensão. Nas atividades de ensino e pesquisa, os pesquisadores do grupo têm orientado monografias de fim de curso de graduação (Ciências Econômicas), de Mestrado e Doutorado Acadêmico (Políticas Públicas) e de Mestrado Profissional (Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia) nas áreas de Economia e Tecnologia, Políticas de C&T, Organização Industrial. Atualmente é financiado pelo Fundo de Direitos Difusos do Ministério da Justiça em uma pesquisa sobre a dinâmica de concorrência nos mercados de sementes e agrotóxicos. Nas atividades de extensão e pesquisa atua em parceria com a Assespro-PR na elaboração e publicação de boletins de análise conjuntural sobre o Ramo de Serviços em TI. O grupo tem atuado em parceria com

a Federação das Indústrias do Paraná (FIEP), Assespro-PR e INPI na realização de atividades de extensão (cursos e eventos).

 

  •  HISTÓRIA DO PENSAMENTO ECONÔMICO E ECONOMIA BRASILEIRA

o Coordenadores: Prof. Marcelo Luiz Curado e Prof. Marco Antônio Ribas Cavalieri

o Objetivo O objetivo do grupo é gerar e difundir trabalhos acadêmicos sobre a economia brasileira – de uma perspectiva conjuntural e histórica – e sobre a evolução do pensamento econômico no país. A consolidação do grupo no âmbito da Universidade Federal do Paraná (UFPR), e em especial no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico (PPGDE/UFPR), conceito 5 na CAPES, permitirá a ampliação dos esforços de pesquisa na área. Permitirá também ampliar as parcerias acadêmicas entre docentes e o corpo discente com efeitos diretos sobre a produção científica. Especialmente importante neste sentido é o esforço conjunto do grupo para internacionalização da produção acadêmica de docentes e dos discentes do grupo. Além disso, o grupo pretende promover atividades no âmbito do ensino e da extensão universitária, tais como seminários e mini-cursos abertos à comunidade, promovendo desta forma impactos diretos sobre o ambiente acadêmico do Setor de Ciências Sociais Aplicadas da UFPR.

 

Núcleos de Pesquisa

  •  NÚCLEO DE ESTUDOS EM ECONOMIA SOCIAL E DEMOGRAFIA ECONÔMICA – NESDE.

o Coordenadora: Profª. Angela Welters

o Vice-coordenadora: Profª. Denise Maia

o Objetivo: incentivar a inclusão dos novos desafios de desenvolvimento econômico e social para a formação do economista a partir de atividades de pesquisa, ensino e extensão. o http://www.nesde.ufpr.br/portal/nesde/

 

  • NÚCLEO DE ESTUDOS EM INSTITUIÇÕES – NINST

o Coordenador: Prof. Huáscar Fialho Pessali

o Objetivo: desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão sobre instituições econômicas e políticas envolvidas nos ciclos de políticas públicas.

 

  •  NÚCLEO DE ESTUDOS EM DESENVOLVIMENTO URBANO E REGIONAL (NEDUR)

o Coordenadores: Prof. Alexandre Alves Porsse e Prof. Vinícius de Almeida Vale

o Objetivo: realizar pesquisas aplicadas de excelência no campo da Economia e sua interface com a Ciência Regional e Urbana. o http://www.nedur.ufpr.br

 

  •  NÚCLEO DE ECONOMIA INTERNACIONAL E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO (NEIDE)

o Coordenador: `Prof. Mauricio V. L. Bittencourt

o Objetivo: Investigar aspectos das inter-relações existentes entre a Economia Internacional e o Desenvolvimento Econômico, bem como das políticas econômicas que afetam significativamente o processo de desenvolvimento das regiões brasileiras.

 

  •  NEX – NUCLEO OF ECONOMICS AND COMPLEXITY

o Coordenador: Prof. João Basílio Pereima

o Objetivo: estuda e analisa a economia como um sistema adaptativo complexo, em diversos campos do domínio econômico

 

Clique aqui para gerar os seus certificados!

 

Lista dos inscritos para o Curso de Extensão em Neurociências 

Lista dos inscritos para o  Curso de extensão em Custos Industriais

Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Universidade Federal do Paraná
Departamento de Economia – DEPECON
Av. Prefeito Lothário Meissner, 632 - térreo
Telefones: (41) 3360-4350
CEP: 80210-170 - Jardim Botânico - Curitiba (PR) - Brasil

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Departamento de Economia – DEPECON
Av. Prefeito Lothário Meissner, 632 - térreo
Telefones: (41) 3360-4350
CEP: 80210-170 - Jardim Botânico - Curitiba (PR) - Brasil

Imagem logomarca da UFPR

©2021 - Universidade Federal do Paraná - Departamento de Economia – DEPECON

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR