Setor de Ciências Sociais Aplicadas

Em andamento

Suspensão temporária de instalação dos trabalhos de Bancas Julgadoras de Concursos Públicos para provimento de cargos de professor da Carreira do Magistério Superior, para o Quadro Permanente deste Setor

Edital 11/2020

 

Edital nº 452/2019 – PROGEPE

Setor: Ciências Sociais Aplicadas

Departamento: Administração Geral e Aplicada

Área de Conhecimento: Administração de Marketing

Período das inscrições: 06/01/2020 a 04/02/2020

Número de vagas: 01 (uma)

Número limite de candidatos habilitados: 05

Classe: A; Denominação: Adjunto A; Nível: 1

Regime de Trabalho: 40h – Dedicação Exclusiva

O horário de trabalho será DIURNO de 2ª feira a sábado e NOTURNO de 2ª a 6ª feira.

Titulação Mínima Exigida: Titulação Mínima Exigida: Doutorado em Administração, obtido na forma da lei;

Período provável para realização das provas: Primeira quinzena de abril de 2020;

Atualizações:

Edital 01/2019 – SA: Resultado da solicitação de isenção de taxa de inscrição para doadores de medula óssea. Publicado em 20/01/2020 às 15h26

Edital 03/2020 – SA: Homologação das inscrições.

 

PROGRAMA DO CONCURSO

1. Avaliação do papel de marketing no desempenho da organização.

2. Ambiente de marketing.

3. Sistema de Informação de marketing.

4. Análise dos mercados consumidores e comportamento do comprador.

5. Segmentação de mercado e seleção de alvos.

6. Posicionamento e diferenciação de mercado.

7. Administração de produtos e marcas.

8. Marketing de serviços.

9. Estratégias de preços.

10. Administração de canais e logística em marketing.

11. Comunicação integrada de marketing.

12. Controle do esforço de marketing e marketing metrics.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

1. KOTLER, P. A generic concept of marketing. Journal of Marketing, Vol. 36, No. 2, p.46-54, 1972. 2. KOTLER, P.; KELLER, K.L. Administração de marketing. 14.ed. São Paulo: Prentice Hall, 2012.

3. ____________. Marketing essencial: conceitos, estratégias e casos. 5 ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2013.

4. CHURCHILL, G.A.; PETER, J.P. Marketing: criando valor para os clientes. 3 ed. São Paulo: Saraiva, 2012.

5. PRIDE, W.M.; FERRELL, O.C. Fundamentos de marketing. [tradução Lizandra Magon Almeida]. São Paulo: Cengage Learning, 2015.

6. URDAN, F.T., URDAN, A.T. Gestão do composto de marketing. São Paulo: Atlas, 2011.

7. ZEITHAML, V.A.; BITNER, M.J.; GREMLER, D.D. Marketing de serviços: a empresa com foco no cliente. 5 ed. Porto Alegre: Bookman, 2011.

8. HOOLEY, G. J.; SAUNDERS, J. A.; PIERCY, N. F. Estratégia de marketing e posicionamento competitivo. 4 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011.

9. MOORMAN, C., LEHMANN, D.R. (eds) Assessing marketing strategy performance. Marketing Science Institute, Cambridge, MA, 2004, p. 9-28.


 

Edital nº 459/2019 – PROGEPE

Setor: Ciências Sociais Aplicadas

Departamento: Administração Geral e Aplicada

Área de Conhecimento: Administração Geral, Organizações e Estratégia

Período das inscrições: 06/01/2020 a 04/02/2020

Número de vagas: 01 (uma)

Número limite de candidatos habilitados: 05

Classe: A; Denominação: Adjunto A; Nível: 1

Regime de Trabalho: 40h – Dedicação Exclusiva

O horário de trabalho será DIURNO de 2ª feira a sábado e NOTURNO de 2ª a 6ª feira.

Titulação Mínima Exigida: Titulação Mínima Exigida: Doutorado em Administração, obtido na forma da lei;

Período provável para realização das provas: Primeira quinzena de abril de 2020;

 

Atualizações:

Edital 02/2019 – SA: Resultado da solicitação de isenção de taxa de inscrição para doadores de medula óssea. Publicado em 20/01/2020 às 17h

Edital 04/2019 – SA: Homologação das inscrições.

PROGRAMA DO CONCURSO

1. Perspectivas Epistemológicas e Teorias Organizacionais;

2. O Fenômeno da Burocracia na Sociedade Moderna;

3. A Abordagem Contingencial na Teoria das Organizações;

4. A Abordagem da Ecologia Organizacional na Teoria das Organizações;

5. A Abordagem da Dependência de Recursos na Teoria das Organizações;

6. A Abordagem do Institucionalismo Organizacional na Teoria das Organizações;

7. A Abordagem dos Custos de Transação na Teoria das Organizações;

8. A Inovação Tecnológica e seu Papel na Estratégia Organizacional;

9. Paradigmas e Trajetórias Tecnológicas no Contexto da Inovação;

10. Arranjos Interinstitucionais: Alianças Cooperativas para Inovação e Transferência Tecnológica.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

BURRELL, G., MORGAN, G. Sociological paradigms and Organisational Analysis, London: Arena, 1994.

CHANDLER, A. Strategy and Structure: chapters in the History of the American Industrial Enterprise. Cambridge: The MIT Press, 1962.

FARIA, J. H. Economia política do poder: Práticas do Controle nas Organizações (vol.3). Curitiba: Editora Juruá, 2004.

GREENWOOD, R.; OLIVER, C.; SAHLIN, K.; SUDDABY, R. The Sage Handbook of Organizational Institutionalism. Great Britain: Sage Publications, 2008.

GUERREIRO-RAMOS, A. A nova ciência das organizações: uma reconceituação da riqueza das nações. Rio de Janeiro: Editora da Fundação Getúlio Vargas, 1989.

HANNAN, M. T. Ecologies of organizations: diversity an identity. Journal of Economic Perspectives, v. 19, n. 1, 2005. p. 51-70.

HASSARD, J.; COX, J. W. Can Sociological Paradigms Still Inform Organizational Analysis? A Paradigm Model for Post-Paradigm Times. Organization Studies, v. 34, n. 11, p. 1701-1728, Aug. 2013.

KALBERG, S. Max Weber’s types of rationality: cornerstones for the analysis of rationalization processes in history. American Journal of Sociology, v. 85, n. 5, p. 1145-1179, 1980.

LAWRENCE, P. R.; LORSCH, J. W. As empresas e o ambiente. Petrópolis: Vozes, 1973.

MAITLIS, S.; CHRISTIANSON, M. Sensemaking in Organizations: Taking Stock and Moving Forward. The Academy of Management Annals, v. 8, n. 1, 2014. pp. 57-125.

MARCH, J. G.; SIMON, H. Teoria das Organizações. São Paulo: FGV Editora, 1967.

PFEFFER, J.; SALANCIK, G.R. The External Control of Organizations: A Resource Dependence Perspective. Palo Alto: Stanford University Press, 1978.

PORTO, G. S. et al. Gestão da Inovação e Empreendedorismo. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.

TIDD, J.; BESSANT, J.; PAVIT, K. Gestão da Inovação. 3. ed. Porto Algre: Bookman, 2008.

SIMON, H. Comportamento Administrativo. São Paulo: FGV Editora, 1965.

WEBER, M. A ética protestante e o espírito do capitalismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

WEICK, K. E. Sensemaking in Organizations: Foundations for Organizational Science. London: Sage Publications, 1995.

WILLIAMSON, O. E. The Economics of Organization: The Transaction Cost Approach. American Journal of Sociology, v. 87, n. 3, 1981. p. 548-577.

WILLIAMSON, Oliver E. Economics and organization: a primer. Califórnia Management Review, v.38, n.2, p.131-146, 1996.

 


FINALIZADOS


Edital nº 385/2019

Setor: Ciências Sociais Aplicadas

Departamento: Economia

Área de Conhecimento: Elaboração e Análise de Projetos

Número de vagas: 01 (uma)

Número limite de candidatos habilitados: 05

Classe: A

Denominação: Assistente A

Nível: 1

Regime de Trabalho: 20 (vinte) horas semanais

Titulação Mínima Exigida: Mestrado em Economia, Administração, Contabilidade ou Engenharia de Produção, obtidos na forma da lei;

Leia atentamente ao Edital, que contém todas as informações necessárias ao trâmite. O cumprimento dos critérios cabe exclusivamente aos candidatos e candidatas.

Atualizações

Homologação das Inscrições: clique aqui

Resultado final: clique aqui

PROGRAMA DO CONCURSO

1. Modelo de negócios: produto, estratégia e mercado;

2. Custos industriais e métodos de custeio;

3. Análise de viabilidade econômico-financeira de projetos;

4. Risco, retorno e teoria de carteiras;

5. Modelos matemáticos e estatísticos de projeções de receitas e despesas;

6. Técnicas de Valuation;

7. Estratégias de funding e Project Finance;

8. Derivativos como estratégia de hedge em projetos;

9. Fusões e Aquisições: fases, riscos e como valorar;

10. Venture Capital e Private Equity em startups;

11. Análise de impacto e de custo-benefício em projetos sociais.


Edital nº 328/2019

Setor: Ciências Sociais Aplicadas

Departamento: Administração Geral e Aplicada

Área de Conhecimento: Direito Empresarial

Número de vagas: 01 (uma)

Número limite de candidatos habilitados: 05

Classe: A

Denominação: Adjunto A

Nível: 1

Regime de Trabalho: 20 (vinte) horas semanais

O horário de trabalho será DIURNO de 2ª feira a sábado e NOTURNO de 2ª a 6ª feira.

Titulação Mínima Exigida: Graduação em Administração, Contabilidade ou Direito COM Doutorado em Administração, Contabilidade ou Direito, obtidos na forma da lei;

Atualizações

Edital 20/2019-SA – Homologação de inscrições: clique aqui

Edital 22/2019-SA – Homologação de inscrições após análise de recursos: clique aqui

Edital 24/2019-SA – Alteração e Homologação da Banca Examinadora e data de instalação dos trabalhos: clique aqui

Resultado final: clique aqui

PROGRAMA DO CONCURSO

1. Sistema Tributário Nacional.

2. Tributos Diretos e Indiretos.

3. Compliance

. 4. Planejamento Tributário.

5. Contratos. 6. Sociedades.

7. Falências e recuperação Judicial.

8. Títulos de Créditos.

9. Teorias do Estado.

10. Direito Internacional.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil.

BRASIL. Código Civil Brasileiro – Lei 10.406/2002.

BERTOLDI, Marcelo; RIBEIRO, Marcia Carla P. Curso Avançado de Direito Comercial. São Paulo: RT. 9 Edição 2015.

CAMPINHO, Sergio. Direito de empresa à luz do novo Código Civil. Editora Renovar. 13 Edição 2014.

ABRAO, Nelson. Curso de Direito Falimentar. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1997.

ALMEIDA, Amador Paes de. Curso de Falências e concordatas. São Paulo: Saraiva, 1999.

ALMEIDA, Amador Paes de. Teoria e prática dos títulos de crédito. São Paulo: Saraiva, 2005.

ARNOLDI, Paulo Roberto Colombo. Ação cambial. São Paulo: Saraiva, 1991.

BERTOLDI, Marcelo M. Curso avançado de direito comercial. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2004.

BEZERRA FILHO, Manoel Justino. Lei de falências comentada. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2005.

BORGES, Humberto Bonavides. Planejamento tributário: IPI, ICMS, e ISS; economia de impostos: racionalização de procedimentos fiscais. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1998.

BULGARELLI, Waldírio. Sociedades comerciais. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1998.

COELHO, Fábio Ulhoa. Manual de direito empresarial. São Paulo: Saraiva. Ed. Recente.

COELHO, Fábio Ulhoa. Curso de direito comercial. São Paulo: Saraiva. Ed. Recente. Volumes 1, 2 e 3.

FAZZIO JÚNIOR, Waldo. Manual de direito comercial. São Paulo: Atlas, 2004.

FAZZIO JÚNIOR, Waldo. Nova lei de falências e recuperação de empresas. São Paulo: Atlas, 2005.

FARIA, Werter. Ações cambiárias. Porto Alegre: Sergio Antonio Fabris, 1987.

FERREIRA, Waldemar. Tratado de direito comercial. São Paulo: Saraiva, 1960.

LEMES JR, A. B.; CHEROBIM, A. P.; RIGO, C. M. Administração financeira: princípios, fundamentos e práticas brasileiras. Rio de Janeiro: Campus. 2001.

LEMES JR. A. B. Gestão financeira nas pequenas empresas. In: Manual de organização para pequenas empresas. Sérgio Bulgacov e outros. São Paulo: Atlas. 1999.

MARTINS, Fran. Títulos de crédito. Rio de Janeiro: Forense, 2001. MARTINS, Fran. Curso de direito comercial. Rio de Janeiro: Forense, 1999.

PACHECO, Silva. Processo de falência e concordata. Rio de Janeiro: Forense, 2001.

REQUIÃO, Rubens. Curso de direito falimentar. São Paulo: Saraiva, 1991.

REQUIÃO, Rubens. Direito comercial. São Paulo: Saraiva. Ed. Recente.

ROCHA, Valdir de Oliveira (Coorden.) et al. Planejamento fiscal: teoria e prática. São Paulo: Dialética, 1995.

ROQUE, Sebastião José. Direito comercial. São Paulo: Ícone, 2004. ROQUE, Sebastião José. Direito de recuperação de empresas. São Paulo: Ícone, 2005. _ . Planejamento fiscal: teoria e prática. v. 2. São Paulo: Dialética, 1998.

 


Edital 298/19 – PROGEPE

Concurso Público para carreira do magistério superior

Departamento: Ciência e Gestão da Informação

Área de conhecimento: Ciência da Informação

Período de inscrições: 18/07/2019 a 16/08/2019

Isenção de taxa de inscrição aos doadores de medula óssea: Edital 17/2019-SA

Requerimento de inscrição: Clique aqui

Homologação das Inscrições: Edital 18/2019-SA – clique aqui

Homologação das Inscrições após apreciação dos recursos Edital 19/2019-SAclique aqui

Edital 21/2019-SA Composição da Comissão Julgadora e data de instalação dos trabalhos: clique aqui

Edital 23/2019-SA – Alteração e Homologação da Banca Examinadora e data de instalação dos trabalhos: clique aqui

Edital 449/2019-SA – Resultado final do concurso: clique aqui

Programa:

Modelagem de Sistemas

Mapeamento de Processos

Banco de Dados

Gestão do Conhecimento

Teoria da Informação

Introdução à GI

Gestão de Projetos

Gestão de TI

Informação e Estratégia

Ontologias e Taxonomias

Métricas da Informação

Segurança da Informação

Métodos Quantitativos

Políticas e Éticas da Informação

Gestão de Negócios


 

 


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