Setor de Ciências Sociais Aplicadas

Inscrições Abertas

Edital nº 452/2019 – PROGEPE

Setor: Ciências Sociais Aplicadas

Departamento: Administração Geral e Aplicada

Área de Conhecimento: Administração de Marketing

Período das inscrições: 06/01/2020 a 04/02/2020

Número de vagas: 01 (uma)

Número limite de candidatos habilitados: 05

Classe: A; Denominação: Adjunto A; Nível: 1

Regime de Trabalho: 40h – Dedicação Exclusiva

O horário de trabalho será DIURNO de 2ª feira a sábado e NOTURNO de 2ª a 6ª feira.

Titulação Mínima Exigida: Titulação Mínima Exigida: Doutorado em Administração, obtido na forma da lei;

Período provável para realização das provas: Primeira quinzena de abril de 2020;

 

PROGRAMA DO CONCURSO

1. Avaliação do papel de marketing no desempenho da organização.

2. Ambiente de marketing.

3. Sistema de Informação de marketing.

4. Análise dos mercados consumidores e comportamento do comprador.

5. Segmentação de mercado e seleção de alvos.

6. Posicionamento e diferenciação de mercado.

7. Administração de produtos e marcas.

8. Marketing de serviços.

9. Estratégias de preços.

10. Administração de canais e logística em marketing.

11. Comunicação integrada de marketing.

12. Controle do esforço de marketing e marketing metrics.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

1. KOTLER, P. A generic concept of marketing. Journal of Marketing, Vol. 36, No. 2, p.46-54, 1972. 2. KOTLER, P.; KELLER, K.L. Administração de marketing. 14.ed. São Paulo: Prentice Hall, 2012.

3. ____________. Marketing essencial: conceitos, estratégias e casos. 5 ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2013.

4. CHURCHILL, G.A.; PETER, J.P. Marketing: criando valor para os clientes. 3 ed. São Paulo: Saraiva, 2012.

5. PRIDE, W.M.; FERRELL, O.C. Fundamentos de marketing. [tradução Lizandra Magon Almeida]. São Paulo: Cengage Learning, 2015.

6. URDAN, F.T., URDAN, A.T. Gestão do composto de marketing. São Paulo: Atlas, 2011.

7. ZEITHAML, V.A.; BITNER, M.J.; GREMLER, D.D. Marketing de serviços: a empresa com foco no cliente. 5 ed. Porto Alegre: Bookman, 2011.

8. HOOLEY, G. J.; SAUNDERS, J. A.; PIERCY, N. F. Estratégia de marketing e posicionamento competitivo. 4 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011.

9. MOORMAN, C., LEHMANN, D.R. (eds) Assessing marketing strategy performance. Marketing Science Institute, Cambridge, MA, 2004, p. 9-28.


 

Edital nº 459/2019 – PROGEPE

Setor: Ciências Sociais Aplicadas

Departamento: Administração Geral e Aplicada

Área de Conhecimento: Administração Geral, Organizações e Estratégia

Período das inscrições: 06/01/2020 a 04/02/2020

Número de vagas: 01 (uma)

Número limite de candidatos habilitados: 05

Classe: A; Denominação: Adjunto A; Nível: 1

Regime de Trabalho: 40h – Dedicação Exclusiva

O horário de trabalho será DIURNO de 2ª feira a sábado e NOTURNO de 2ª a 6ª feira.

Titulação Mínima Exigida: Titulação Mínima Exigida: Doutorado em Administração, obtido na forma da lei;

Período provável para realização das provas: Primeira quinzena de abril de 2020;

 

PROGRAMA DO CONCURSO

1. Perspectivas Epistemológicas e Teorias Organizacionais;

2. O Fenômeno da Burocracia na Sociedade Moderna;

3. A Abordagem Contingencial na Teoria das Organizações;

4. A Abordagem da Ecologia Organizacional na Teoria das Organizações;

5. A Abordagem da Dependência de Recursos na Teoria das Organizações;

6. A Abordagem do Institucionalismo Organizacional na Teoria das Organizações;

7. A Abordagem dos Custos de Transação na Teoria das Organizações;

8. A Inovação Tecnológica e seu Papel na Estratégia Organizacional;

9. Paradigmas e Trajetórias Tecnológicas no Contexto da Inovação;

10. Arranjos Interinstitucionais: Alianças Cooperativas para Inovação e Transferência Tecnológica.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

BURRELL, G., MORGAN, G. Sociological paradigms and Organisational Analysis, London: Arena, 1994.

CHANDLER, A. Strategy and Structure: chapters in the History of the American Industrial Enterprise. Cambridge: The MIT Press, 1962.

FARIA, J. H. Economia política do poder: Práticas do Controle nas Organizações (vol.3). Curitiba: Editora Juruá, 2004.

GREENWOOD, R.; OLIVER, C.; SAHLIN, K.; SUDDABY, R. The Sage Handbook of Organizational Institutionalism. Great Britain: Sage Publications, 2008.

GUERREIRO-RAMOS, A. A nova ciência das organizações: uma reconceituação da riqueza das nações. Rio de Janeiro: Editora da Fundação Getúlio Vargas, 1989.

HANNAN, M. T. Ecologies of organizations: diversity an identity. Journal of Economic Perspectives, v. 19, n. 1, 2005. p. 51-70.

HASSARD, J.; COX, J. W. Can Sociological Paradigms Still Inform Organizational Analysis? A Paradigm Model for Post-Paradigm Times. Organization Studies, v. 34, n. 11, p. 1701-1728, Aug. 2013.

KALBERG, S. Max Weber’s types of rationality: cornerstones for the analysis of rationalization processes in history. American Journal of Sociology, v. 85, n. 5, p. 1145-1179, 1980.

LAWRENCE, P. R.; LORSCH, J. W. As empresas e o ambiente. Petrópolis: Vozes, 1973.

MAITLIS, S.; CHRISTIANSON, M. Sensemaking in Organizations: Taking Stock and Moving Forward. The Academy of Management Annals, v. 8, n. 1, 2014. pp. 57-125.

MARCH, J. G.; SIMON, H. Teoria das Organizações. São Paulo: FGV Editora, 1967.

PFEFFER, J.; SALANCIK, G.R. The External Control of Organizations: A Resource Dependence Perspective. Palo Alto: Stanford University Press, 1978.

PORTO, G. S. et al. Gestão da Inovação e Empreendedorismo. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.

TIDD, J.; BESSANT, J.; PAVIT, K. Gestão da Inovação. 3. ed. Porto Algre: Bookman, 2008.

SIMON, H. Comportamento Administrativo. São Paulo: FGV Editora, 1965.

WEBER, M. A ética protestante e o espírito do capitalismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

WEICK, K. E. Sensemaking in Organizations: Foundations for Organizational Science. London: Sage Publications, 1995.

WILLIAMSON, O. E. The Economics of Organization: The Transaction Cost Approach. American Journal of Sociology, v. 87, n. 3, 1981. p. 548-577.

WILLIAMSON, Oliver E. Economics and organization: a primer. Califórnia Management Review, v.38, n.2, p.131-146, 1996.

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